Período de pausa nas atividades e de descanso para a maioria dos profissionais de creches, escolas e educandários brasileiros, o mês de julho também representa uma oportunidade para os pequenos negócios que possam oferecer serviços e experiências para crianças e adolescentes em busca de distração, lazer ou de realizar e descobrir novas atividades durante os dias de férias.
Por essa razão, conforme orienta o Sebrae/PB, é importante que as micro e pequenas empresas apostem na criatividade para se diferenciar no mercado, atrair a atenção dos clientes e impulsionar o faturamento.
Foi o que fez, não só no período de férias escolares, a empreendedora Ângela Luna, proprietária de um ateliê em João Pessoa que há cinco anos ensina atividades de bordado, crochê e costura criativa para crianças a partir dos cinco anos de idade.
Segundo a empreendedora, o objetivo do Ateliê Bordando 7 é proporcionar aos alunos, sejam eles crianças, adolescentes ou adultos, uma vivência positiva sobre essas artes, que estão sendo esquecidas com o passar do tempo.
“Nossas aulas acontecem um dia por semana, com três horas de duração. Em cada curso, a programação é pensada para as necessidades daquela faixa etária. Os alunos começam e terminam as suas peças, com a satisfação de ter algo feito por eles manualmente, o que por si só já é especial”, explicou Ângela, ao destacar o caráter lúdico e prazeroso das atividades, especialmente para crianças e adolescentes.
Ainda conforme a empreendedora, a demanda pelos cursos nos períodos de férias escolares também é uma oportunidade, do ponto de vista empresarial, para a captação de alunos regulares.
“Existe uma demanda, então devemos aproveitar e dar a devida importância de prestar um serviço que também impulsione as matrículas de novos alunos para o ano inteiro”, explicou Ângela Luna, ao pontuar que “nosso público-alvo tem enfrentado desafios com a ansiedade devido ao uso abusivo das telas, e essa é uma realidade que nos demanda mais atenção e cuidado no acolhimento dessas crianças”, acrescentou.
Por sua vez, a analista técnica do Sebrae/PB, Éricka Vasconcelos, destacou que o período de férias escolares pode ser promissor não só para empresas que trabalhem diretamente com crianças e adolescentes, mas também para negócios que possam se beneficiar indiretamente desse período do ano.
“Nesse momento de férias também podem surgir muitas oportunidades, por exemplo, para o segmento de bares e restaurantes, que podem aproveitar para criar ou dar mais visibilidade a espaços e atividades de recreação em seu ambiente, já que muitos pais também tiram férias no mesmo período que os filhos e também gostam de aproveitar um pouco mais esse momento”, explicou Éricka Vasconcelos.
Ainda conforme a analista, também existem diversas oportunidades para os segmentos que, de alguma forma, trabalham com entretenimento.
“Outra oportunidade interessante também pode surgir para quem atua com delivery, que pode criar combos e produtos especiais, ou para quem trabalha com locação de fantasias, que pode pensar em promoções com foco nas férias, e até mesmo casas de festas, que podem aproveitar os horários vagos da semana para realizar atividades de colônia de férias. De forma geral, os diversos segmentos relacionados ao entretenimento podem se beneficiar positivamente desse período”, concluiu a analista.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online