O livro ‘Vírus e o Anjo de Van Gogh’, do escritor e sociólogo Marcus Alves, será tema de um debate nesta quinta-feira (9), durante a programação do Pôr do Sol Literário, dentro do projeto Sol das Letras. O evento acontece na Academia Paraibana de Letras (APL), a partir das 17h30, e a discussão será mediada pelo jornalista e escritor Hélder Moura.
“Este livro é muito especial para mim exatamente por fazer parte de uma experiência de vida. No início, pensava que era uma vivência muito pessoal, mas como ficou claro ao longo dos últimos anos, tudo passou a ter uma importância social muito grande. Quer dizer, entendi que os poemas não me pertenciam mais, eram parte de um sopro, de uma virada de sentido social da vida”, avalia Marcus Alves.
E emenda: “A gente ainda precisa entender melhor o que aconteceu com nossa vida durante a pandemia e o que isso significa para o modo da vida que temos a partir de agora. Um poema é um olhar sobre tudo isso, toda essa experiência, uma percepção de nossa caminhada e dos sentimentos de milhões de pessoas no Brasil e no mundo”.
Hélder Moura afirma que o livro teve um significado muito especial. Foi lançado no pós-pandemia, trazendo o sentimento de perda, de como as pessoas passaram a conviver e o que todo o cenário causou.
“Foi um livro que muito me sensibilizou. É uma espécie de marco daquele espólio lírico que veio na sequência da pandemia. Fiquei muito gratificado de poder fazer uma avaliação crítica”, acrescenta.
Ele explica que, nesta quinta, a intenção é provocar as pessoas nesse âmbito de perda, de mudança de paradigma porque as coisas mudaram, os gestos, as expectativas.
“É como se estivéssemos inaugurando uma nova era, e o livro traz essa provocação no sentido de entender as perdas e como vamos nos comportar a partir de agora”, completa.
Programação – Além do debate sobre o livro ‘Vírus e o Anjo de Van Gogh’, a programação inclui uma performance musical de abertura, com o compositor, poeta e músico Mestre Fuba, que vai receber homenagem como um dos fundadores do bloco Muriçocas do Miramar; lançamento do livro ‘Poema azul’, do poeta Ed Porto, com apresentação do poeta e crítico literário Hildeberto Barbosa Filho, imortal da Academia Paraibana de Letras.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM