Neste período da Semana Santa, a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está orientando a população sobre as dicas de higiene e segurança na hora de comprar o pescado. A Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) intensificou o trabalho de fiscalização buscando visitar os estabelecimentos de venda específica de pescados, a fim de garantir que a população da Capital possa adquirir um produto em condições de consumo adequadas, evitando maiores riscos à saúde.
“A Vigilância Sanitária tem sempre respondido rapidamente para garantir a saúde do consumidor. É de extrema importância que a população esteja atenta às orientações para que identifiquem se estão levando para casa um produto de qualidade. Estamos nas ruas para garantir que a população adquira produtos com condições de consumo adequadas”, revelou Raquel Moraes, diretora de Vigilância em Saúde da SMS-JP.
Peixes – De acordo com as orientações repassadas pela Vigilância Sanitária, além do odor do pescado, é necessário observar se o produto possui musculatura resistente, ventre cilíndrico e aberturas naturais bem vedadas. A pele e as escamas dos peixes devem apresentar coloração variada e brilhante e, particularmente as escamas também devem estar bem aderidas ao corpo e com as guelras úmidas e intactas. Os olhos devem ser brilhantes e vivos, preenchendo a órbita por completo.
Crustáceos – Quando se tratar de crustáceos, é preciso observar se o aspecto é brilhante e úmido. Deve-se atentar se está com a curvatura natural, rígida, com as articulações firmes e resistentes. Carapaça própria e sem pigmentação estranha, olhos vivos e cheiro característico sem ser forte.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM