De passagem pela Rádio Caturité FM (104.1), a professora e pesquisadora Goretti Sampaio falou sobre as novidades da terceira edição do projeto “Zabumba Lá”. A participação dela aconteceu durante a edição desta sexta-feira (5) do Jornal da Manhã – maior audiência de Campina Grande e região.
A Secretaria de Cultura (Secult) de Campina Grande levará ao palco do Teatro Municipal Severino Cabral os apresentadores do Parque do Povo que contribuíram para a grandiosidade desta festa, além de homenagens aos artistas Capilé, “Clã Calixto”, Amazan e Elba Ramalho, que terão suas histórias de devoção à cultura narradas e cantadas. Além de toda a riqueza conteudística, o Zabumba Lá também contará com uma programação diversificada, que incluirá shows de artistas locais e nacionais, apresentações de quadrilhas juninas e grupos folclóricos.
Conforme ela, a ideia é oferecer ao público uma experiência única, que valorize a cultura nordestina e homenageie a tradição do São João de Campina Grande, não apenas com espetáculos oferecidos ao grande público, mas, principalmente, com um vasto conteúdo histórico em que será possível entender a trajetória desses artistas com ligação direta à história dos tradicionais festejos juninos da cidade Rainha da Borborema.
No dia 11 de maio, quadrilhas juninas e grupos folclóricos subirão ao palco do Municipal em homenagem aos 40 anos do São João de Campina Grande.
Nesta abertura da terceira edição, o cantor Capilé será reverenciado por todo seu trabalho que o tornou um grande ícone da música nordestina, conhecido por suas músicas animadas e contagiantes, um estilo único e autêntico, que expressa bem a cultura e a força da cultura nordestina. Capilé é um artista genuinamente campinense, presente em todas as edições do Maior São João do Mundo.
No segundo programa da edição, em 18 de maio, o “Clã Calixto” terá sua trajetória enaltecida através da atuação dos artistas Zé Calixto e Bastinho Calixto (in memoriam); além de João Calixto e Luizinho Calixto.
A família Calixto é conhecida pela vasta atuação em prol do fortalecimento e popularização do forró. Luizinho Calixto carrega em sua essência o dom musical herdado de uma família de instrumentistas da Sanfona de 8 Baixos. Caçula de quatro irmãos, iniciou as suas atividades como “tocador de fole” com apenas 10 anos de idade e, desde então, marcou gerações que cantam e dançam ao som do autêntico forró.
No penúltimo programa, dia 25 de maio, o cantor e sanfoneiro Amazan será o grande homenageado. Com uma técnica impecável e um repertório variado, Amazan é um cantor e acordeonista forrozeiro da cidade de Monteiro, na Paraíba, que desde a década de 1970 vem conquistando fãs, dentro e fora do Nordeste, com a sua musicalidade repleta de identidade e enaltecimento à cultura popular.
Veja um trecho da entrevista da professora e pesquisadora:
*Vídeo: Paraibaonline
Inscreva-se no canal do YouTube do Paraibaonline e você será notificado sobre o conteúdo de novos vídeos.
Acesse o endereço abaixo e ative o ´sino´.
https://www.youtube.com/user/portalparaibaonline
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online