União Brasil e PP lançam 'superfederação' com divisão na Paraíba até 2026


				
					União Brasil e PP lançam 'superfederação' com divisão na Paraíba até 2026
divulgação

O União Brasil e o Progressistas (PP) oficializaram, nesta terça-feira (29), a criação de uma federação partidária ‘União Progressista’. A aliança deverá ser registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nos próximos meses para valer a partir de 2026.

Apesar de estarem em campos políticos opostos, paraibanos do União Brasil como o senador Efraim Filho e o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, se juntaram aos Ribeiro (a senadora Daniella Ribeiro e o deputado Aguinaldo Ribeiro) para a foto, durante o lançamento, que aconteceu no Salão Nobre da Câmara.

Outras lideranças partidárias e os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), também participaram do momento.

Com a federação, o União e o PP passam a ser é a maior força política do Congresso Nacional, com 109 deputados federais e 14 senadores; e terão maiores fatias de recursos públicos para financiamento de campanhas eleitorais e pagamento de despesas partidárias.

Federação é problema na Paraíba

Apesar da unidade, há problemas na aliança das legendas em vários estados, inclusive na Paraíba. O União Brasil, presidido por Efraim Filho, está no arco de oposição ao governo João Azevêdo e tem planos de permanecer para as eleições majoritárias em 2026.

Já o PP é conduzido pelo deputado Aguinaldo Ribeiro, que espera manter a parceria com o grupo de João Azevêdo nas próximas eleições. Há expectativa de que o sobrinho, o vice-governador Lucas Ribeiro assuma o governo com a saída de João para a disputa ao Senado. Há também o plano de Daniella Ribeiro, mãe de Lucas, de renovar o mandato como senadora nesse grupo.

Para Aguinaldo, a criação da federação representa mais do que uma estratégia eleitoral ou legislativa. “Estamos diante de um gesto de responsabilidade com o presente e de compromisso com o futuro. É um momento histórico, tenho a certeza de que essa federação terá um importante missão no Brasil e na Paraíba”, afirmou.

À CBN João Pessoa, Efraim disse que espera chegar a um consenso. “Vamos sentar, tentar chegar a um consenso, e caso não se chegue a um denominador comum, a executiva nacional vai, em 2026, fazer a análise do cenário político, e o nome que tiver a melhor condição para vencer as eleições será o escolhido para comandar a Federação.”, disse.

Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Anitta quer barrar empresa de vermífugo de usar seu nome em linha de cosméticos

Anitta quer barrar empresa de vermífugo de usar seu nome em linha de cosméticos

Foto: Reprodução/YouTube

Próximo
Criançada recebe visita de amigos muito especiais no Hospital Pediátrico

Criançada recebe visita de amigos muito especiais no Hospital Pediátrico

As crianças do Hospital Pediátrico Unimed receberam uma visita especial que

Você também pode se interessar
Fonte-+=