No ano de seu centenário, a Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) promove na próxima semana a grande final do 63º Campeonato Brasileiro Feminino, na cidade de Timbó, em Santa Catarina. O evento que marca a história de crescimento do xadrez feminino no Brasil vai reunir mais de 100 atletas de 26 de novembro a 1º de dezembro, no Blue Hill Hotel.
Entre elas, estarão presentes a octacampeã brasileira MF WIM Juliana Terao, de São Paulo, além de Clara Dias, uma jovem promessa do xadrez nacional, de apenas 15 anos, atual campeã brasileira Sub-16 e campeã estadual de Santa Catarina Sub-18, e que neste ano fez parte da Seleção Olímpica que disputou as Olimpíadas de Budapeste, na Hungria.
A competição também contará com outra catarinense. É Juliana Figueira, que neste ano conseguiu dois importantes resultados para o Brasil no Campeonato Panamericano de Xadrez da Juventude, em Orlando/EUA. Mestre Fide Feminina (WFM), Juliana conquistou duas medalhas de bronze na disputa das modalidades de Blitz e Clássico, na categoria Sub-14.
O presidente da CBX, Máximo Igor Macedo, agradeceu o apoio da Federação Catarinense de Xadrez, que está sediando pela segunda vez a final do Brasileiro. “Queremos parabenizar o diretor Marlon Rahn, presidente da Federação Catarinense de Xadrez, pela excelente iniciativa e dedicação em trazer, pelo segundo ano consecutivo, uma final de campeonato brasileiro para Santa Catarina. É um trabalho que fortalece o xadrez feminino e inspira novas gerações de enxadristas”.
De acordo com Marlon Rahn, as expectativas são positivas. “Realizar a final do Brasileiro feminino pelo segundo ano consecutivo por si só já é muito bom, mas realizar esta final comemorando o centenário da Confederação Brasileira de Xadrez é uma honra, as expectativas são as melhores possíveis e estamos ansiosos em receber as atletas da melhor maneira e com o maior conforto possível, proporcionando assim mais um grande evento de xadrez na cidade de Timbó”, disse o presidente da FCX.
Inscrições
A final do Campeonato Brasileiro Feminino vai distribuir uma premiação total no valor de R$ 16.000,00. A campeã ganha R$ 5.000,00 mais o troféu. As inscrições podem ser realizadas através do site da cbx.org.br
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraiba.com.br