Temporal em Sousa ultrapassa média mensal de chuvas e derruba muro de hospital

As fortes chuvas que atingiram a cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba, nesta terça-feira (14), ultrapassaram a média prevista para o mês de janeiro, causando alagamentos em diversos pontos e danificando estruturas públicas. O temporal acumulou mais de 100 milímetros de água em poucas horas, conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

O muro do Hospital Regional de Sousa desabou devido à força da água, enquanto parte do prédio foi alagada. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram funcionários utilizando rodos e panos para conter a água. Em nota, o hospital informou que “a situação foi controlada e não causou interrupção nos atendimentos. A unidade hospitalar segue em funcionamento, com sua estrutura preservada, e atendendo normalmente à população.”

O Fórum de Justiça de Sousa também sofreu infiltrações e danos estruturais.

Alertas de chuvas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas para a Paraíba, válidos até a manhã desta quarta-feira (15). O alerta amarelo, de perigo potencial, prevê chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora e ventos de 40 a 60 km/h, com baixo risco de cortes de energia e alagamentos. Já o alerta laranja, mais severo, indica precipitações de até 100 milímetros por dia e ventos de até 100 km/h, com risco elevado de alagamentos e descargas elétricas.

Entre as cidades sob maior risco estão Sousa, Uiraúna, Cajazeiras e outras 59 localidades do sertão paraibano. Em João Pessoa, a Defesa Civil monitora áreas de risco e reforça o alerta para a população evacuar locais inseguros ao menor sinal de anormalidade.

O Inmet recomenda evitar abrigos sob árvores, estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda e utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada. Em casos mais graves, como o alerta laranja, é indicado desligar o quadro geral de energia e buscar abrigo seguro. Informações e pedidos de socorro podem ser feitos pelos números 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Axé e Samba: API-PB anuncia atrações do Baile à Fantasia dos Imprensados

Axé e Samba: API-PB anuncia atrações do Baile à Fantasia dos Imprensados

A Associação Paraibana de Imprensa (API-PB) anunciou as atrações que vão

Próximo
Em novo poema Maria do Desterro Leiros da Costa exalta ‘Milagres’ cotidianos da vitória da resiliência sobre dificuldades da vida

Em novo poema Maria do Desterro Leiros da Costa exalta ‘Milagres’ cotidianos da vitória da resiliência sobre dificuldades da vida

Maria do Desterro Leiros da Costa Surdez em Beethoven,Perdas em

Você também pode se interessar
Fonte-+=