Taxa de desemprego sobe para 6,8% no trimestre terminado em fevereiro


				
					Taxa de desemprego sobe para 6,8% no trimestre terminado em fevereiro
Taxa de desemprego sobe para 6,8% no trimestre terminado em fevereiro.. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A taxa de desemprego no trimestre encerrado em fevereiro de 2025 frente ao trimestre anterior, subiu para 6,8%. Em relação ao trimestre móvel encerrado em fevereiro de 2024, o desemprego caiu para 7,8%, de acordo com a Pnad Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta-feira (28).

O índice subiu 0,7 ponto percentual frente ao trimestre anterior, encerrado em novembro de 2024. No entanto, naquele mês, a taxa de desocupação registrada, de 6,1%, foi a menor de toda a série histórica do IBGE, iniciada em 2012.

Apesar da alta do desemprego neste trimestre, o rendimento dos trabalhadores chegou ao recorde da série (R$ 3.378), assim como o número de trabalhadores com carteira assinada — que são 39,6 milhões de pessoas.

A taxa de desocupação ficou 1,0 ponto percentual abaixo da observada no mesmo trimestre do ano passado.

Veja outros dados da Pnad Contínua

  • A população desocupada cresceu 10,4% frente ao trimestre anterior, chegando a 7,5 milhões de pessoas. Esse contingente, no entanto, está 12,5% menor que o registrado no mesmo trimestre de 2024.
  • A população ocupada do país recuou 1,2% frente ao trimestre anterior e chegou a 102,7 milhões de trabalhadores. Esse contingente ainda está 2,4% maior que o registrado no mesmo período do ano passado.
  • Apesar disso, o número de empregados com carteira de trabalho no setor privado chegou a 39,6 milhões, novo recorde da série histórica iniciada em 2012, crescendo em ambas comparações: 1,1% no trimestre e 4,1% no ano.
  • Já o número de empregados sem carteira no setor privado (13,5 milhões) caiu 6,0% no trimestre e manteve estabilidade no ano. O número de empregados no setor público (12,4 milhões) recuou 3,9% no trimestre e subiu 2,8% no ano.
  • Enquanto isso, o contingente de trabalhadores por conta própria (25,9 milhões) ficou estável no trimestre e cresceu 1,7% no ano.
  • Como resultado desses movimentos, a taxa de informalidade teve ligeira redução: 38,1% da população ocupada (ou 39,1 milhões de trabalhadores informais) contra 38,7% no trimestre encerrado em novembro de 2024 e, igualmente, 38,7% no trimestre encerrado em fevereiro de 2024.

Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Cartunista Fred Ozanan participa de exposição em São Paulo

Cartunista Fred Ozanan participa de exposição em São Paulo

O Dia Nacional do Graffiti está sendo comemorado em São Paulo com trabalhos que

Próximo
Locais de prova do concurso do Ibama são divulgados

Locais de prova do concurso do Ibama são divulgados

Foto: Felipe Nunes

Você também pode se interessar
Fonte-+=