STF forma maioria e julga inconstitucional bônus a paraibanos em concurso da Segurança

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por maioria, nesta segunda-feira (11), revogar a lei que concedia um bônus de 10% a candidatos paraibanos em concursos relacionados à área de Segurança Pública, como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

O ministro Gilmar Mendes, relator do recurso, foi o primeiro a proferir seu voto, seguido por Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Edson Fachin e André Mendonça. Para a maioria dos magistrados, a legislação paraibana é inconstitucional.

Gilmar Mendes disse em seu voto que a concessão do bônus de 10% na nota obtida em concursos públicos na área de segurança pública, destinado a candidatos paraibanos residentes no Estado, é inconstitucional, pois representa um tratamento diferenciado sem uma justificativa razoável, resultando em um fator discriminatório desproporcional.

A lei, proposta pelo deputado Adriano Galdino (Republicanos), garantia aos candidatos paraibanos residentes no estado um acréscimo de 10% na nota obtida em concursos públicos da área de segurança pública, abrangendo órgãos como Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Corpo de Bombeiros Militar.

O deputado argumentava que essa medida buscava promover a igualdade de oportunidades e valorizar profissionais que conhecem a realidade do estado, tratando-se de uma ação afirmativa para corrigir desigualdades regionais e fortalecer a identidade local. Para ter direito ao benefício, os candidatos deveriam apresentar a documentação exigida no ato da inscrição no concurso público, e a bonificação deveria ser explicitada nos editais dos concursos.


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Zé Neto posta vídeo para agradecer equipe de hospital após alta

Zé Neto posta vídeo para agradecer equipe de hospital após alta

 Zé Neto, de 33 anos, recebeu alta médica, nesta segunda-feira (11), depois de

Próximo
Vereadores da oposição em Campina detonam suplente: “Vira casaca”

Vereadores da oposição em Campina detonam suplente: “Vira casaca”

No plenário da Câmara campinense, em recente sessão, o vereador Anderson Almeida

Você também pode se interessar
Fonte-+=