A Operação Silêncio, uma ação conjunta envolvendo a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Superintendência de Meio Ambiente (Sudema), coordenada pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Sesds), realizada nos últimos meses em Campina Grande, resultou na redução de 13% nos registros de perturbação de sossego, nos meses de novembro e dezembro.
A ação foi realizada em resposta ao aumento considerado pelas autoridades policiais como alarmante de denúncias de perturbação do sossego. Estas denúncias representaram 9 em cada 10 ligações para o número de emergência 190, entre 20h e 2h, nos finais de semana, em Campina Grande.
Focando em áreas identificadas estrategicamente, a Operação Silêncio realizou sete incursões nos bairros com maior incidência de denúncias, resultando na redução de 13% nos registros de perturbação de sossego, nos meses de novembro e dezembro. As ações contundentes, que incluíram autuações administrativas, conduções para delegacias e apreensões de aparelhos de som, refletiram a determinação dos órgãos da segurança pública da Paraíba em combater esse problema que afeta diretamente a qualidade de vida dos cidadãos.
A coordenadora do CICC de Campina Grande, tenente-coronel BM, Jousilene Sales, enfatizou a importância da integração entre as forças de segurança: “A Operação Silêncio é um exemplo claro da eficácia da cooperação operacional que existe na segurança pública da Paraíba. Os resultados obtidos destacam o sucesso das intervenções conjuntas para preservar o bem-estar da população. É um trabalho contínuo e desafiador, mas essencial para garantir não apenas a ordem pública, mas também a paz e o bem-estar de todos os cidadãos. A Operação Silêncio é apenas o começo de um compromisso duradouro com a tranquilidade em todos os bairros da cidade”, explicou.
A realização da Operação Silêncio para coibir crimes ambientais e perturbação do sossego visa a aplicação da lei e possui impacto direto na saúde mental, bem-estar e segurança dos cidadãos. A perturbação do sossego, frequentemente associada a excesso de ruído e atividades desrespeitosas, afeta a tranquilidade das áreas residenciais, comprometendo o direito básico de desfrutar de um ambiente sereno.
A execução de sete incursões, nos horários de maior incidência de denúncias, não apenas dissuade a prática de tais crimes, mas também promove a conscientização e a educação sobre a importância de respeitar as leis ambientais e os limites sonoros. Essas ações não são apenas repressivas, mas também preventivas, por meio da presença visível das forças de segurança e a atuação assertiva contra crimes ambientais e perturbação do sossego, dissuadindo potenciais infratores, contribuindo para a redução desses problemas e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida nas áreas afetadas.
A continuidade da Operação Silêncio em 2024 está assegurada. O planejamento estratégico para o próximo ano visa intensificar as ações integradas, investir em inteligência para um combate mais eficaz e atuar com firmeza na aplicação da lei. Esta iniciativa representa um compromisso contínuo da Secretaria da Segurança e Defesa Social da Paraíba em garantir a tranquilidade e segurança das comunidades, promovendo um ambiente saudável e harmonioso para todos os cidadãos.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: PARAIBA.COM.BR