A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou seis veículos, sendo eles quatro carros e duas motos, em ocorrências criminais entre os dias 19 e 21 de maio. As ações se deram nos municípios de Campina Grande, Cajazeirinhas, João Pessoa, Mamanguape e Sobrado. Seis pessoas foram detidas durante as ações policiais e dois adolescentes foram encaminhados para as autoridades cabíveis por cometerem ato infracional.
A primeira ocorrência se deu no município de Campina Grande, na tarde da última sexta-feira(19), quando foi abordado um VW/UP. Durante fiscalização, foi realizada uma consulta nos sistemas de segurança e identificado que havia uma restrição para o carro. Prontamente foi realizado contato com a empresa declarante que apresentou um boletim de ocorrência informando que o veículo estaria incluído num esquema de estelionato contra financeiras desenvolvido em Pernambuco, onde os veículos eram financiados por laranjas e vendidos para outras pessoas por valor abaixo do mercado. O condutor, um homem de 42 anos, relatou que adquiriu o carro por R$27mil e que pagaria mais uma quantia quando recebesse os documentos do automóvel. Diante das circunstâncias, ele foi detido e poderá responder por estelionato.
A próxima ação ocorreu no município de Cajazeirinhas, na tarde do mesmo dia (19), quando policiais visualizaram uma motocicleta Honda CG 125 Fan com placas de identificação fora do padrão estabelecido. Foi dada ordem de parada e iniciados os procedimentos de fiscalização, sendo constatado que a moto era clonada. Através dos elementos identificadores remanescentes foi possível identificar que a Honda CG 125 havia sido roubada em abril de 2022 em Patos/PB. O condutor, um homem de 68 anos, relatou que teria pego o veículo emprestado. Diante das circunstâncias, ele foi detido e encaminhado para a Delegacia de Polícia Judiciária e poderá responder criminalmente por receptação.
Já no final da noite do sábado (20), no município de Campina Grande, agentes da PRF receberam uma denúncia que um GM/Meriva de cor verde havia sido roubado por três indivíduos, sendo um deles armado, conforme relato da vítima. O carro havia sido utilizado para praticar assalto a um estabelecimento comercial em São José da Mata. Prontamente equipes da PRF realizaram diligências para localizar o veículo, tendo obtido êxito poucos minutos após a comunicação dos crimes. O carro foi abordado com dois ocupantes. Foi iniciada a fiscalização, com eles foram localizados dois celulares, sendo um deles pertencente a uma das vítimas, mais a quantia de R$44. Os policiais seguiram com os procedimentos padrão, o condutor e passageiro não portavam documentos, seus familiares foram ao encontro das autoridades policiais portando a documentação, sendo identificado que eles eram menores de idade. Diante dos fatos, eles foram encaminhados para as autoridades cabíveis pelo ato infracional de roubo com concurso de pessoas.
Na manhã do domingo (21), no município de João Pessoa, equipe da PRF realizava fiscalização de rotina quando visualizou e abordou um Renault Duster. Ao realizar uma inspeção minuciosa nos seus elementos identificadores, foi verificado que ele estava adulterado e havia sido roubado em maio de 2019 em Recife/PE. O condutor, informou que pegou o carro emprestado do seu sogro, este que, por sua vez, compareceu no local e afirmou ser proprietário do veículo. Ele relatou que adquiriu o veículo em uma feira de troca em João Pessoa, onde teria dado outro veículo mais uma quantia em dinheiro. O homem de 59 anos foi encaminhado para a Central de flagrantes e poderá responder criminalmente por receptação.
Também na manhã do mesmo dia (21), desta vez em Campina Grande, policiais rodoviários federais abordaram uma Honda NXR 160 Bros a fim de realizar fiscalização. Durante consulta aos sistemas de segurança, a placa da moto retornava resultado de outro veículo. Foi feita mais uma consulta, desta vez com outros elementos identificadores do veículo, sendo constatado que contra ela havia um registro de furto ocorrido em setembro de 2022. O condutor, um homem de 38 anos, relatou ter comprado a moto por meio de anúncio em uma rede social. Ele foi detido e encaminhado para a Polícia Judiciária e poderá responder pelo crime de receptação.
No final da tarde de ontem (21), policiais realizavam rondas no município de Mamanguape, quando deram ordem de parada a um Fiat Siena. Seguindo os protocolos de fiscalização, o veículo passou por consulta nos sistemas de segurança, sendo identificado um registro de apropriação indébita datado de dezembro de 2022 ao seu desfavor. O condutor, um homem de 32 anos, relatou ter comprado o carro por meio de uma troca mais uma quantia em dinheiro de um indivíduo que negocia veículos. Inclusive, foi verificado no site do Detran/RN que o veículo se encontra licenciado até o ano de 2018. Diante dos fatos, ele foi detido e encaminhado as autoridades responsáveis e poderá responder criminalmente por apropriação indébita.
A última ocorrência flagrada durante o final de semana, ocorreu na noite do domingo (21), no município de Sobrado, quando policiais abordaram um Fiat Siena. Ao realizar a identificação do condutor, um homem de 47 anos, foi localizado nos sistemas de segurança um mandado de prisão em seu desfavor. Por esse fato, o foragido da Justiça foi preso e encaminhado para as autoridades responsáveis onde ficará à disposição para cumprimento da pena imposta.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: PARAIBA.COM.BR