O secretário da Administração Penitenciária, João Alves, disse, nesta segunda-feira (20), que o aparato do estado agiu rápido para conter a rebelião iniciada por apenados do presídio de Catolé do Rocha, no Sertão Paraibano. Segundo ele, a ação foi motivada por conta de uma guerra de facções.
A declaração aconteceu durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.
João Alves explicou que houve um reforço no efetivo policial, incluindo Corpo de Bombeiros, para o gerenciamento da situação, que já está contornada. “Reforçamos o efetivo policial, inclusive apurando todos os fatos para adotar as providências que se fizerem necessárias, mas graças a esse trabalho a situação já está sob controle”, disse.
Confira a nota encaminhada pela Secretaria de Administração Penitenciária:
Nota à Imprensa
A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB) informa que, na manhã desta segunda-feira (20), por volta das 7h50, ocorreu um conflito entre detentos na Unidade Padrão de Catolé do Rocha. O incidente teve início durante o banho de sol entre detentos de facções distintas.
Durante a discussão, alguns presos arremessaram pedras e objetos, causando danos à unidade e desencadeando o conflito.
A primeira resposta foi realizada pelos integrantes da Polícia Penal. Posteriormente, foi acionado o Grupo de Operações Especiais da Polícia Penal (GPOE) e o Batalhão de Choque da Polícia Militar, garantindo a segurança do perímetro e evitando o risco de fuga.
Também foi solicitada a presença do Corpo de Bombeiros Militar e de uma unidade do SAMU para atendimento às situações de urgência. Até o momento, não há registro de vítimas graves, havendo apenas socorro médico a apenados com escoriações.
O Secretário de Estado da Administração Penitenciária, João Alves, acompanha os desdobramentos do caso, visando assegurar a integridade do espaço e a contenção do conflito, sem risco de novas vítimas.
A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) continuará atualizando as informações ao longo do dia.
A Seap-PB reafirma seu compromisso com a gestão responsável do sistema penitenciário e com a preservação do patrimônio público.
Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: PARAIBA.COM.BR