Começa na próxima quinta-feira (26), às 14h, na Vila Sítio São João em Campina Grande, a 17ª Edição do Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (ENEL).
O encontro, promovido pelo Sebrae, tem o o intuito de reunir produtores, especialistas e profissionais do setor de leite e vai até o sábado (28). As inscrições para o encontro são gratuitas e podem ser realizadas por meio do site https://enelnordeste.com.br/.
Em entrevista a rádio Campina FM, João Bosco da Silva, gerente do SEBRAE Paraíba, destacou as soluções criadas para os desafios enfrentados pelos produtores de leite na região.
Uma das notáveis iniciativas é a formação de um consórcio para o Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Por meio dessa colaboração, produtores de 17 municípios do Cariri terão a oportunidade de comercializar seus produtos entre si.
Bosco destacou também o avanço na qualidade do leite como reflexo da profissionalização do setor: “Começamos a destacar a vocação que existia, especialmente na produção de leite de cabra e caprinos, que era notável em todos os municípios do Cariri. Há 20 anos, produzíamos zero litros de leite de cabra, e agora somos o maior produtor de leite de cabra do país. Isso é motivo de grande orgulho. Esse progresso não aconteceu rapidamente, foram duas décadas de trabalho árduo para chegar a esse ponto. Agora, temos unidades de beneficiamento de leite em várias localidades do Cariri, incluindo Cabaceiras e Monteiro, produzindo excelentes queijos.”
Durante o ENEL, palestrantes de todo o país abordarão tópicos relevantes para o setor leiteiro, incluindo desafios, oportunidades e tendências no mercado.
O encontro também promove a interação e a troca de experiências entre produtores, com oficinas práticas que ensinam a fabricação de queijo. O ENEL também visa esclarecer dúvidas dos produtores, disponibilizando um espaço dedicado a esse fim.
Entre os parceiros do evento, destacam-se instituições como SENAI, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Instituto Nacional do Semiárido (INSA) e OCB.
O encontro é direcionado para produtores, comerciantes, técnicos das instituições envolvidas, bem como para a população em geral. A entrada é gratuita, e as inscrições podem ser efetuadas por meio do site (http://www.enelnordeste.com.br).
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online