A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está realizando até as 16h desta quarta-feira (28), na Escola Municipal Zumbi dos Palmares, no bairro de Mangabeira, a primeira edição da ação ‘Saúde + Perto’. Até o final desta manhã foram realizados 153 atendimentos em diversas especialidades médicas, além de atendimento clínico geral, enfermagem, vacinação e muito mais.
Um dos atendidos foi Edvaldo Pereira, 70 anos, morador do Cidade Verde, em Mangabeira VIII, que elogiou a ação. “Fico muito feliz com essa ação e que tenha começado aqui por Mangabeira, parabenizo a todos pela iniciativa e pela organização, todos os atendimentos de muita qualidade, a gente só tem a ganhar. Já passei pela triagem e vou ser atendido pelo neurologista aqui mesmo e se precisar de qualquer consulta e exame já fiquei sabendo que aqui mesmo já marco. É uma estrutura muito boa e que só nos beneficia”.
Anízia Gonçalves, também moradora do bairro, participou da ação. “Fiquei impressionada com a recepção dos profissionais, todos com um sorriso no rosto, mobilizados e atendendo com vontade de atender e de resolver a situação do paciente. Essa humanização faz total diferença nas nossas vidas. Nos sentimos cuidados, estou muito feliz em ter a oportunidade de participar desta ação, realmente uma saúde mais perto”, comentou a usuária.
“Nos alegra muito ver como as pessoas se sentem valorizadas quando essas ações acontecem, uma ação que tenta dar maior proximidade entre a assistência em saúde e o usuário. João Pessoa tem uma área descoberta muito grande, carente em muitas áreas da cidade de assistência primaria e especializada também, então essas ações visam isso, diminuir essa distância que existe entre o usuário e o serviço de saúde e a tendência é que elas se repitam muitas vezes para que a gente possa ofertar à população o que ela merece”, destaca o secretário de Saúde de João Pessoa, Luis Ferreira.
Saúde + Perto – A ação tem como objetivo facilitar o acesso dos moradores da Capital aos atendimentos especializados, levando os serviços para mais perto da população. No local, o usuário passa por uma triagem antes de ser direcionado ao atendimento especializado mais adequado. Para participar, é importante levar os documentos pessoais (RG e CPF) e um comprovante de residência.
São ofertados atendimentos de enfermagem, em triagem, cartão SUS, cadastro para o programa Remédio em Casa, atendimento médico com clínico geral, dermatologista, ginecologista, pediatra, neurologista, reumatologista, além de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), atendimento com fisioterapeuta, testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, vacinação e marcação de consultas e exames.
A ação é aberta ao público e estará acontecendo em outros bairros da Capital. O cronograma será anunciado, em breve, pela Secretaria Municipal de Saúde.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM