A Romaria da Penha, um dos eventos religiosos mais tradicionais da Paraíba, completa 260 anos neste sábado (25). Cerca de 500 mil fiéis são esperados para participar da procissão que sairá da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro de João Pessoa, e percorrerá 14 quilômetros até o Santuário da Penha, no bairro de mesmo nome. O tema deste ano é “Senhora da Penha, ajuda-nos a repartir o Pão, como Sinal de Graça e Missão”.
A programação de sábado começa às 15h com uma missa presidida pelo padre Márcio José. Depois, será feito o envio da imagem de Nossa Senhora da Penha à Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, de onde partirá a romaria às 22h. Os romeiros seguirão pela Avenida João Machado, Avenida Dom Pedro II, Via Expressa Padre Zé (UFPB), principal dos Bancários e Avenida Hilton Souto Maior.
O fim da caminhada está previsto para às 4h de domingo (26), quando o arcebispo metropolitano, Dom Manoel Delson, presidirá a missa campal no Santuário da Penha. Ao longo do domingo, ainda serão celebradas outras três missas, às 9h30, 11h30 e 15h, com a presença de padres e bispos convidados. O encerramento da Festa da Penha será às 17h com uma missa presidida pelo monsenhor Nereudo Freire, reitor do Santuário da Penha.
“Quem for caminhar que possa vir desarmado, com um coração bondoso, amoroso e que possa aproveitar a oportunidade para rezar e pedir a Deus que possa habitar em seu coração. Quem é devoto de Nossa Senhora da Penha deve ser responsável pelos outros”, recomendou o monsenhor Nereudo Freire.
Para garantir a segurança dos romeiros, as forças de segurança irão disponibilizar cerca de 1500 agentes, além de veículos e equipamentos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Regional de João Pessoa (Samu-JP) contará com 11 veículos, divididos em duas Unidades de Suporte Básico (USB), duas de Suporte Avançado (USA), seis motolâncias com uma dupla de profissionais em cada uma delas, além de um Veículo de Intervenção Rápida (VIR), que dará suporte na coordenação dos trabalhos.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM