O repertório sociocultural é muito importante para a nota redação do Enem. A professora Josy Kelly explica que essa parte do texto precisa de três critérios. Confira as características abaixo:
✏️ Ser legitimado
Que pertence a alguma área do conhecimento.
✏️ Repertório Pertinente
Que tenha relação com o tema.
✏️ Repertório produtivo
Que possa ser associado ao tema e principalmente ao argumento que está sendo discutindo.
Pensando nisso, o Lá vem o Enem preparou dicas sobre como construir um bom repertório para produções textuais do eixo ambiental e também para usar a Constituição Federal na redação.
🌱 Veja como construir repertório para redação do eixo ambiental
📖 Saiba como usar a Constituição Federal na redação do Enem
Além disso, a professora destaca que a redação do Enem precisa de três repertórios: um para a introdução e outros dois para os parágrafos de desenvolvimento.
Dica bônus: o candidato precisa usar um repertório diversificado. Se usou um filme na introdução, deve colocar um dado, uma citação ou um contexto histórico no desenvolvimento, por exemplo.
E quem quiser saber se está bem no quesito repertório sociocultural, pode treinar na plataforma de correções gratuitas de redação do Lá vem o Enem. Estão abertas as chamadas para textos sobre “o impacto das queimadas no equilíbrio ecológico” e a “relação entre a desigualdade social e o acesso desigual aos serviços de saúde“.
Quer ter acesso a mais conteúdos que podem te ajudar a se dar bem no Enem e conseguir a tão sonhada vaga na universidade? Fica de olho no Lá vem o Enem, que tem material gratuito, em várias plataformas, focado em facilitar a vida de quem tá se preparando para o exame.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba