O reitor Valdiney Gouveia, a vice Liana Albuquerque, e José Neto, coordenador da Secretaria de Órgãos Deliberativos da Administração Superior da UFPB não comparecem na manhã de hoje à reunião dos três Conselhos Superiores (Consuni, Consepe e Conselho Curador) que discute o dossiê da intervenção e aponta supostos fatos antidemocráticos, irregularidades e ilegalidades da gestão.
O professor decano Zaqueu Ernesto da Silva assumiu a presidência do ‘Conselhão’ e apontou ‘desprezo’ da gestão à reunião.
“Houve um desprezo total da administração central para essa reunião de hoje”, declarou.
Ainda não houve deliberação sobre o mérito do dossiê. Com a ausência do relator, um novo nome foi colocado na mesa para fazer a relatoria e a reunião continuará à tarde.
Dossiê
O documento foi elaborado pelo Comitê pela Autonomia e contra Intervenção na UFPB, um movimento composto por representantes das três categorias da comunidade universitária: estudantes, técnico-administrativos e docentes.
Esse caso é inédito na história da UFPB e quase sem precedentes no Brasil. Houve um caso semelhante na UFRGS, porém, não avançou devido à gestão durante a gestão Bolsonaro. Esta é a primeira vez que um processo desse tipo ocorre sob o governo Lula, o que poderá estabelecer um precedente significativo para todas as universidades que possuam reitores nomeados em oposição à escolha da comunidade acadêmica.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM