O ano do centenário da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) foi repleto de grandes realizações. Uma das metas atingidas foi a consolidação da região Nordeste no circuito nacional de competições, com quase todos estados recebendo eventos oficiais da CBX, um feito inédito e de grande importância para o fortalecimento do esporte regional.
O projeto de regionalização da CBX atingiu oito dos nove estados da região Nordeste. “O xadrez no Nordeste está consolidado, dos nove estados, oito receberam torneios oficiais neste ano, revelando novos talentos para o xadrez brasileiro e prestigiando as federações locais”, analisa o presidente da CBX, Máximo Igor Macedo que também comemorou um novo recorde, o aumento no número de etapas do Circuito Nacional de Xadrez.
“Após a realização de 22 etapas do Circuito Nacional em 2022 e 23 etapas em 2023, a confederação vai fechar 2024 com um aumento de 50%, encerrando o ano com 32 etapas, abrangendo 24 estados e o Distrito Federal”, destacou. O calendário 2024 encerrará com a final do Campeonato Brasileiro Feminino, que está acontecendo em Timbó/SC e depois a decisão do Absoluto, marcada para o mês de dezembro em Natal/RN.
O crescimento do xadrez nacional também chegou a região Norte com 100% da participação dos estados. “Um dos marcos deste ano foi o crescimento expressivo de competições oficiais da CBX na região Norte, um recorde com todos os estados recebendo torneios, promovendo a regionalização do esporte e o crescimento e incentivo à prática do xadrez”, destacou Igor Macedo.
REELEIÇÃO
As eleições da CBX acontecem no dia 29 de dezembro e o atual presidente Máximo Igor Macedo vai concorrer a reeleição. O dirigente pretende dar continuidade ao trabalho de regionalização e fortalecimento do xadrez de base. “Faço parte da chapa “Xadrez para todo Brasil” e nosso compromisso é claro: fortalecer o xadrez brasileiro em todas as suas dimensões, com uma equipe experiente e apaixonada queremos continuar a trajetória de conquistas e levar o xadrez a novos patamares”, concluiu o dirigente.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraiba.com.br