Rafinha Banana, candidato a vice-prefeito de São Bento, é condenado por divulgação de “fake news” pela Justiça Eleitoral

Rafinha Banana, candidato vice-prefeito de São Bento pelo grupo de oposição, foi condenado pela Justiça Eleitoral pela divulgação “fake news”. A decisão, além de obrigar o candidato a excluir todas as publicações relacionados à “notícia” de suas redes sociais, também o condenou a pagar uma multa no valor de R$ 5 mil. As publicações de referem ao atendimento de uma paciente no Hospital Municipal Dr. Jarques Lúcio da Silva. E a justiça compreendeu que “Rafinha fez acusações inverídicas e descontextualizadas sem qualquer comprovação, podendo enganar o eleitorado da cidade”.

O juiz Rúsio Lima de Melo entendeu que as acusações inverídicas feitas por Rafinha são “capazes de prejudicar a imagem do candidato adversário e, consequentemente, influenciar indevidamente a percepção do eleitorado e o equilíbrio do pleito eleitoral induzindo o eleitorado ao erro”, diz a sentença.

O magistrado reforça que as acusações foram feitas “sem qualquer respaldo em documentos médicos ou provas materiais que confirmem a veracidade dos fatos narrados”. “A publicação, ao afirmar que a paciente foi vítima de negligência médica por razões políticas e que houve tentativa de coação para que ela mudasse seu voto, cria uma narrativa que, sem a devida comprovação, tem o claro potencial de enganar o eleitorado”, acrescenta o magistrado.

No entendimento do magistrado, o candidato ultrapassou o exercício da liberdade de expressão, cometendo o crime de propaganda eleitoral negativa. “A ausência de provas robustas que sustentem as alegações de tratamento inadequado e coação política reforça o caráter inverídico e descontextualizado da publicação”, afirma o juiz. O candidato terá que pagar mais R$ 5 mil por dia, caso volte a fazer publicações como essa.


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Mãe de recém-nascido prematuro que teve direito ao plano negado consegue tratamento na justiça, na Paraíba

Mãe de recém-nascido prematuro que teve direito ao plano negado consegue tratamento na justiça, na Paraíba

A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB), por meio de uma ação do

Próximo
Fest Aruanda amplia diálogo internacional com atividades que geram expansão do cinema

Fest Aruanda amplia diálogo internacional com atividades que geram expansão do cinema

O diálogo do cinema paraibano/nordestino/brasileiro ganhou novo retorno

Você também pode se interessar
Fonte-+=