
A aprovação do presidente Lula caiu 10 pontos percentuais em apenas três meses, na região Nordeste, de acordo com a pesquisa Quaest divulgada nesta segunda-feira (27). O resultado chama atenção, já que a região é, tradicionalmente, considerada um dos maiores redutos de apoio ao petista.
De acordo com a pesquisa, 59% dos eleitores da região afirmam aprovar o trabalho do presidente, mas 37% desaprovam. Os dados revelam que a base de Lula continua sólida na região, mas há três meses, a aprovação do presidente era de 69%, e a desaprovação, de 26%.
As oscilações regionais chamam a atenção, refletindo um fenômeno nacional, de aumento da desaprovação do presidente e possivelmente uma percepção mais crítica em relação às ações do governo.

Queda também na avaliação do governo
Se houve queda na avaliação do presidente, em relação ao governo a percepção é ainda mais evidente. Apenas 37% dos eleitores da região Nordeste aprovam o governo do presidente Lula, enquanto 22% reprovam o governo petista.
No cenário nacional, o presidente é reprovado por 49% dos eleitores brasileiros e aprovado por 47%. É a primeira vez que a desaprovação supera, numericamente, a aprovação desde o início da série histórica da pesquisa, iniciada em fevereiro de 2023.
A Quaest entrevistou 4,5 mil pessoas em todo o país, de forma presencial, entre os dias 23 e 26 de janeiro.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba