Psicóloga do luto orienta como lidar com as emoções no Dia dos Pais

O Dia dos Pais é uma data que evoca memórias afetuosas e celebração do amor paterno. No entanto, para aqueles que perderam seus pais, essa data pode ser um momento delicado, permeado por saudade e emoções intensas. Neste contexto, a psicóloga especialista em luto da funerária e crematório Morada da Paz, Simône Lira, compartilha valiosas orientações para auxiliar as pessoas a encontrarem conforto durante essa data comemorativa e a vivenciarem com serenidade e acolhimento emocional.

Com ampla experiência na atuação da psicologia no contexto das famílias enlutadas que são atendidas no segmento funerário, a psicóloga orienta: permita-se sentir as emoções que surgirem, seja tristeza, saudade ou gratidão pelos momentos compartilhados. Aceitar e expressar esses sentimentos é um passo importante para a vivência do processo de luto, destaca Simône.

A psicóloga Simône Lira é especialista em luto da funerária e crematório Morada da Paz (Foto: Divulgação)

Além disso, a especialista em luto enfatiza a importância de recordar os bons momentos vividos com o pai, compartilhar histórias e lembranças, criando rituais de homenagem significativos. Buscar apoio emocional de amigos e familiares e cuidar de si mesmo, praticando atividades que tragam bem-estar e buscando apoio profissional, como terapia, podem ser estratégias benéficas durante esse período delicado. “Compartilhar suas emoções e memórias com pessoas próximas que também conheciam seu pai pode trazer uma sensação de apoio mútuo”, completa.

A psicóloga Simône Lira reforça que cada pessoa enfrenta o luto de forma única, e não há uma forma “certa” de passar por esse processo. O importante é respeitar suas emoções e buscar apoio quando necessário.

O Grupo Morada oferece aos clientes do Morada da Paz e da Assistência Funeral – Morada da Paz Essencial serviços de apoio ao luto que podem ser utilizados no ano inteiro e não apenas em datas comemorativas. Um dos projetos é o Chá da Saudade (bit.ly/chadasaudade), um grupo de escuta que realiza encontros uma vez por mês no qual os clientes e seus familiares, juntamente com uma psicóloga, podem dialogar sobre o luto e suas experiências.

Outra iniciativa é a plataforma Morada do Cuidado (www.moradadocuidado.com.br) que oferece apoio especializado em luto, com conteúdos, programas e recursos que auxiliam e orientam com informações seguras sobre o tema elaborado por psicólogos e profissionais capacitados no assunto. O projeto, inclusive, recebeu menção honrosa no prêmio internacional Pursuit of Excellence Award 2023, conferido pela National Funeral Directors Association (NFDA), maior associação de serviços funerários do mundo.


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Renato Aragão está magoado com a Globo após ficar de fora do Criança Esperança

Renato Aragão está magoado com a Globo após ficar de fora do Criança Esperança

    Na noite de segunda-feira (7), o aguardado evento Criança Esperança trouxe

Próximo
PRF divulga nota após prisão do ex-diretor Silvinei Vasques; confira na íntegra

PRF divulga nota após prisão do ex-diretor Silvinei Vasques; confira na íntegra

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou, nesta manhã de quarta-feira (9),

Você também pode se interessar
Fonte-+=