Um protesto contra aumento das passagens no transporte coletivo de João Pessoa terminou em confronto com a Polícia Militar na Zona Sul da capital. A mobilização dos estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) teve início na Praça da Paz, nos Bancários, e se dirigiu até à frente do Campus 1 da instituição, onde aconteceu a confusão.
Os manifestantes queimaram pneus para interditar o trânsito no local e acabaram sendo desmobilizados com violência pela Polícia Militar da Paraíba, que para tanto usou gás de pimenta e balas de borracha para dispersar os estudantes.
Por meio de nota, o 5º Batalhão da Polícia Militar informou que “as ações da PM ocorreram após manifestantes queimarem pneus e jogarem pedras e pneus nas próprias guarnições que faziam a segurança da manifestação”. A nota diz ainda que a corporação acompanhava a manifestação até os participantes começarem a bloquear as vias com os pneus.
O movimento Ocupa UFPB, responsável pela organização do ato, questiona a independência do Conselho de Mobilidade Urbana de João Pessoa para tratar da questão. Os estudantes alegam que a sociedade civil paraibana não tem voz no Conselho, que seria majoritariamente ocupado pela classe empresarial e por pessoas ligadas à gestão municipal.
No último sábado (04), o prefeito Cícero Lucena (PP) sancionou a proposta do Conselho de Mobilidade Urbana e autorizou o reajuste da tarifa para R$ 4,70. O aumento de R$ 0,30 nas passagens de transporte coletivo em João Pessoa passou a vigorar no domingo (5).
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM