Projeto que leva a sétima arte ao sistema socioeducativo da Paraíba comemora sessão 500

O Cine Clube Transformar, projeto que leva o cinema para dentro das unidades socioeducativas da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), chega à sua 500ª exibição e esse marco histórico para o sistema socioeducativo do estado da Paraíba foi comemorado com uma sessão especial para adolescentes que cumprem medidas judiciais, no Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE), em João Pessoa.

A sessão 500 do Cine Transformar aconteceu no modelo autorama (ao ar livre e com um telão), no campo de futebol do CSE e contou com a participação de 13 socioeducandos selecionados pelo projeto para também serem homenageados durante a celebração.

Na ocasião, os adolescentes passaram por dinâmica na qual puderam deixar mensagens de otimismo e afeto para eles mesmos e para seus entes queridos, além de serem recebidos na sessão com vídeos emocionantes de familiares.

Foto: Secom/PB

Foto: Secom/PB

Em seguida, os presentes assistiram a exibição de três curtas-metragens: “O Cordão”, “O Farol” e um compilado das melhores cenas do filme “Procurando Nemo” e dialogaram sobre mais esse momento especial vivenciado por meio do Cine Transformar, sob a mediação da coordenadora do eixo Abordagem Familiar e Comunitária da Fundac, Taiza Gomes.

As homenagens ao projeto ficaram a cargo do diretor administrativo da Fundac, Miguel Moura, e do diretor do CSE, Breno Cunha, além das técnicas da unidade: Ana Lúcia Oliveira e Talita Carvalho, que puderam falar um pouco da importância do Cine Transformar dentro do processo de ressocialização de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas judiciais.

A comemoração encerrou com a entrega de menção honrosa aos amigos do Cine Transformar pelas mãos do coordenador do eixo Esporte, Cultura e Lazer, Nilton Santos, e do oficineiro Orlando Júnior (idealizador do Projeto), além de depoimento do ex-socioeducando Cauã Ricardo, que falou um pouco sobre a importância da vivência dentro do sistema socioeducativo para o seu crescimento pessoal.

Para o presidente da Fundac, Flavio Moreira, a sessão 500 do Cine Transformar é um grande marco para a socioeducação do Estado.

“Nós que fazemos o sistema socioeducativo do estado da Paraíba sabemos a importância de atividades extracurriculares dentro da internação, em especial aquelas que envolvem o esporte, a cultura e o lazer. O Cine Transformar é uma dessas ações que só contribuem com a política que buscamos para os adolescentes e jovens em cumprimento de medidas judiciais”, disse.

Cine Transformar – projeto idealizado pelo setor de Esporte, Cultura e Lazer da Fundac, que tem como objetivo a apreciação de filmes que estão fora do circuito comercial, já que busca valorizar o cinema paraibano ofertando produções premiadas ao público socioeducativo, possibilitando, assim, a formação de novas plateias e reconhecimento da arte paraibana.


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Coluna Aparte: controle público de gestão ainda deixa a desejar

Coluna Aparte: controle público de gestão ainda deixa a desejar

O encadeamento de indícios de malversação de recursos públicos, em áreas

Próximo
Aneel mantém bandeira tarifária verde na conta de luz para dezembro

Aneel mantém bandeira tarifária verde na conta de luz para dezembro

O consumidor não pagará taxa extra sobre a conta de luz em dezembro

Você também pode se interessar
Fonte-+=