O projeto de extensão “Preservando a memória: salvaguarda de documentos sobre a história de Deusdedit Leitão arquivados no IHGP”, é lançado nesta segunda-feira (18), às 19 horas, no Centro de Formação de Professores da UFCG, em Cajazeiras. O projeto foi aprovado em edital da PROBEX-UFCG, sendo realizado em convênio com o Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP) e com a Fundação Casa de José Américo, visando a higienização e digitalização de documentos sobre a vida e a obra de Deusdedit Leitão, guardados em ambas instituições, os quais a partir deste convênio serão disponibilizados, também, no Núcleo de Documentação Histórica Deusdedit Leitão (NDHDL/CFP/UFCG).
Ainda hoje, além do lançamento oficial do projeto, haverá também a comemoração dos 118 anos do IHGP, momento em que o presidente, Prof. Jean Patrício da Silva, dará início à interiorização das atividades da referida Instituição considerada, a mais antiga na área da pesquisa do Estado da Paraíba e conferido título de Sócia Honorária do IHGP à professora Janaina Camilo.
O patrono e nomeador do Núcleo de Documentação Histórica Deusdedit Leitão do CFP/UFCG foi notável pesquisador paraibano. Nascido em 7 de maio de 1921, em Cajazeiras, filho do Sr. Eliziário Gomes Coelho e D.ª Maria Madalena de Vasconcelos Leitão. Sua jornada educacional começou cedo, influenciada pelas diversas cidades em que sua família residiu devido às atividades de seu pai. Foi jornalista, historiador, pesquisador e escritor, tendo sido correspondente em diversos jornais nordestinos.
Além disso, foi fundador e sócio de importantes instituições de pesquisa histórica e cultural, tornando-se sócio do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano em 1962, instituição a qual presidiu entre os anos de 1974 a 1977; em 1978 ingressou na Academia Paraibana de Letras, ocupando a cadeira de número 16 e ainda contando com a publicações de diversos livros. Deste modo, tendo em mente a importância desta figura para a historiografia paraibana, este projeto de extensão busca difundir aos pesquisadores os frutos do trabalho do Sr. Leitão, assim amplificando os ramos de pesquisas sobre suas obras, sobre a Paraíba e os sertões.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM