O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP) lançou, na manhã desta terça-feira (24), a segunda fase do programa Transporte Inclusivo, que segue destacando práticas inclusivas e de acessibilidade para pessoas com deficiência no transporte coletivo urbano da cidade.
O principal objetivo desta fase é orientar empresários e funcionários em cargos de liderança do sistema de transporte urbano, especialmente aqueles com cargos de supervisão, gerência e liderança, visando implementar práticas inclusivas que garantam o respeito aos direitos da pessoa com deficiência.
Uma das características mais marcantes desta etapa é o contato direto dos diretores das empresas com o tema, ressaltando a importância fundamental da inclusão no transporte público.
“Nossa pretensão é sermos referência no bom atendimento às pessoas com deficiência. Sabemos que é um desafio enorme, uma vez que o problema é estrutural – desde as vias públicas, calçadas e, também, cultural, mas o desafio está posto e estamos comprometidos na mudança do cenário que nos compete, dentro do transporte coletivo de passageiros”, disse Isaac Júnior, diretor-institucional do Sintur.
O evento contou com a presença dos próprios gestores das empresas que operam o transporte público da capital paraibana, demonstrando o comprometimento do setor com a inclusão e acessibilidade.
Sintur-JP planeja mais encontros até junho
O Programa Transporte Inclusivo foi lançado em outubro e está em sua segunda fase, com previsão de mais sete encontros até junho. É importante lembrar que 100% da frota da Região Urbana dispõe de acessibilidade para pessoas com deficiência.
Glauberto Bezerra, Promotor de Justiça, titular da 44ª Promotoria de Justiça e Defesa do Consumidor participou do lançamento e parabenizou o setor pelo projeto.
Dinho Dowsley, presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, esteve presente no lançamento e expressou sua satisfação com as iniciativas que beneficiam a população.
“A gente precisa evoluir com políticas que trazem benefícios à população. Eu vejo críticas que a passagem está cara, que a frota é antiga. Já eu vejo evoluções. Eu não vim aqui para ser mais um. Eu vim para aprender, para evoluir, porque a gente precisa evoluir”, comentou.
Já o empresário Alberto Nascimento ressaltou a importância do projeto para o sistema de transporte e para os usuários.
“Estamos investindo e saindo na frente. João Pessoa tem essa característica. A gente tinha a necessidade de inovar e tivemos a aprovação. Temos trazido o melhor”, afirmou.
Com a implementação dessa segunda fase, o Sintur-JP reafirma seu compromisso com a inclusão e a acessibilidade, buscando melhorar continuamente o transporte coletivo urbano para todos os cidadãos de João Pessoa e região.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM