Com foco em ideias e negócios inovadores, estão abertas as inscrições para a terceira edição do HUB PB, programa gratuito de pré-aceleração de startups desenvolvido através de parceria entre o Sebrae/PB, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Senai/PB.
Para a edição de 2023, serão selecionados até 20 projetos, que devem ser inscritos exclusivamente através da internet, até o dia 24 de junho.
Segundo o regulamento, podem participar do HUB PB pessoas físicas que possuam ideias inovadoras, ou pessoas jurídicas, que se enquadrem em um dos seguintes critérios: possuir uma startup de base tecnológica com até dois anos de existência; ser microempreendedor individual (MEI); ou possuir uma microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP).
Além desses critérios, é necessário que os projetos inscritos no programa HUB PB estejam em fase de ideação/estágio inicial, que é quando o empreendedor já possui uma ideia e deseja transformá-la em um modelo de negócio sustentável, ou ideias que estejam em fase de desenvolvimento.
O objetivo do programa é justamente contribuir para o amadurecimento dessas ideias, de modo a transformá-las em modelos de negócios que estejam aptos a ingressarem no mercado.
Foi o que aconteceu com o empreendedor Alexandre Sobral, de Campina Grande, que participou do programa HUB PB em 2022, momento em que estava iniciando a formulação de uma startup e, para isso, buscava conhecimentos que o ajudassem na modelagem do negócio.
“Iniciamos como uma startup que estimulava a cultura regional e escrita, utilizando como ferramenta base a literatura de cordel. A startup, que chamava-se Cordellista, seria um ambiente de produção literária no formato de streaming. Após as orientações recebidas no programa, o projeto pivotou (mudou de rumo) e recebeu uma nova roupagem, além de se tornar mais adaptado ao mercado, agora sem o apelo regional e introduzindo a cultura maker e a programação e o desenvolvimento de soft skills”, explicou o empreendedor da startup, que agora se chama DChance.
Ao avaliar a contribuição do HUB PB para o seu projeto, Alexandre disse que o programa foi um divisor de águas para o negócio. “Com as mentorias, pudemos validar a solução e resolver problemas, como a demanda real do mercado e a aceitação da ideia. Já durante as fases seguintes, conseguimos enxergar erros no projeto inicial e identificar no mercado uma demanda mais real e assertiva para ser atendida. Muito de tudo que foi construído se deve ao conhecimento e aos auxílios obtidos no HUB PB. Hoje, como empreendedor, já posso me enquadrar em uma fase mais madura e pude aplicar muito da experiência que tive no programa em meu cotidiano”, acrescentou Alexandre.
Por sua vez, a analista técnica do Sebrae/PB, Ivana Sena, enfatizou que a inovação precisa ser um viés prioritário nos projetos inscritos para participar do HUB PB.
“O programa oferece mentorias individuais, além de workshops com oito temas que fazem parte da metodologia do HUB PB. Tudo isso acontece de forma online, em uma plataforma onde empreendedores de toda a Paraíba podem participar. A capacitação dura seis meses, com encontros semanais, e ao final dessa jornada nós temos a prototipagem, que é a conjuntura do serviço ou do produto que o empreendedor deseja oferecer. É algo tangível, para que possa ser apresentado ao mercado”, explicou a analista.
Inscrições – Os interessados em participar do HUB PB devem efetuar a inscrição exclusivamente através do formulário eletrônico do programa, que está disponível nos sites www.sebraepb.com.br, https://www.fiepb.com.br/senai/ e https://linktr.ee/hubparaiba.
A divulgação dos projetos selecionados ocorrerá no dia 17 de julho.
Para esclarecer dúvidas ou obter mais informações sobre o programa, os interessados devem entrar em contato com os organizadores exclusivamente através dos e-mails [email protected] e [email protected].
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online