O dia do professor é celebrado em todo o Brasil no dia 15 de outubro. É uma data que comemora as lutas e conquistas dos profissionais responsáveis pela formação educacional dos cidadãos.
E para falar sobre o amor pela profissão e os desafios enfrentados durante a missão, a reportagem do Jornal da Manhã, da Caturité FM, ouviu alguns professores.
A juíza e professora Ana Perazzi, que começou como professora de inglês em um curso em Campina Grande, disse que sempre teve paixão pela sala de aula e que, além de ensinar, ela também aprende com os seus alunos.
– Ensinar para mim sempre foi uma paixão. Comecei aos 16 anos como professora de inglês e quando me formei fui ser professora de Direito e na escola de magistratura do Ministério Público. A sala de aula é um aprendizado, essa é a grande motivação. Ensinar é também a arte de aprender – pontuou.
Já o professor Cidoval Morais aproveitou a data para falar dos desafios que os professores enfrentam, como violência, desvalorização e sobrecarga de trabalho.
– Além da infraestrutura, que ainda é precária, há também uma dificuldade de comunicação com os pais e até a sobrecarga dos professores com salários reduzidos em todo o Brasil, há uma desvalorização do professor. Outro conjunto de desafios são a adequação às novas tecnologias, que é um legado da pandemia, as desigualdades sociais e a violência. A luta pela valorização do professor é permanente. Precisamos enxergar a educação para além dos currículos – frisou.
Confira a reportagem completa
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online