Professores da rede municipal de João Pessoa recebem formação da Lego para uso de kits de robótica

Os professores das escolas municipais de João Pessoa estão participando de um projeto de formação para uso de kits de robótica da Lego Education. O programa vai capacitar cerca de 3,5 mil profissionais de educação em 100 instituições de ensino da rede até março de 2024. A primeira etapa do programa de capacitação contará com 216 turmas de profissionais que se tornarão multiplicadores de ensino para todos os níveis educacionais, do ensino infantil ao fundamental.

A primeira fase do projeto, que já está em andamento, acontece até o mês de junho e tem como objetivo formar as primeiras turmas de profissionais que se tornarão especialistas e multiplicadores de conhecimento habilitados pela Lego Education Academy (LEA).

Nesse momento, serão 57 turmas com capacitação exclusiva da Lego, uma iniciativa que tem reconhecimento e certificação internacional para os professores e que os credencia como peritos na metodologia e técnicas de uso das ferramentas para a criação de aulas dinâmicas e participativas com a utilização dos blocos. O projeto seguirá com novos grupos de professores até março de 2024, totalizando 3 mil horas de formação para um total de 216 turmas atendidas na rede municipal.

Martin Oyanguren, CEO do Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, que promove o curso, aponta a importância da utilização pedagógica dos conjuntos nas atividades STEAM (acrônimo em inglês para as disciplinas Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) tanto na educação infantil quanto no Ensino Fundamental. “Com o uso dessas ferramentas, podemos incentivar a aprendizagem ativa e colaborativa, permitindo que os estudantes construam, programem e experimentem soluções que estimulem o desenvolvimento de habilidades, como resolução de problemas, pensamento crítico, colaboração, comunicação e criatividade”, diz.

Além do treinamento dos profissionais, o Educacional distribui a maior parte dos kits LEGO® Education adquiridos pela prefeitura e elaborados de acordo com cada etapa educacional, totalizando mais de 6 mil conjuntos, –com destaque para os modelos STEAM Park, utilizado na educação infantil; SPIKE Essential, para os anos iniciais, e SPIKE Prime, para os anos finais da educação.

O projeto também inclui os kits da FIRST® LEGO® League (FLL), uma competição que desafia as equipes a projetarem, a construírem e a programarem robôs que resolvam problemas do mundo real relacionados a um tema específico. O torneio tem uma etapa brasileira desde 2004 e, desde 2018, o Educacional opera as categorias Discover (3 a 6 anos) e Explore (6 a 10 anos). Já a categoria Challenge (9 a 16 anos) é operada pelo SESI.

Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Mulher é presa suspeita de participar de sequestro e assassinato, em Campina Grande

Mulher é presa suspeita de participar de sequestro e assassinato, em Campina Grande

O post Mulher é presa suspeita de participar de sequestro e assassinato, em

Próximo
Aparte: ao lado de Bruno, Romero afirma que “está tudo em paz”

Aparte: ao lado de Bruno, Romero afirma que “está tudo em paz”

Foto: Paraibaonline Sobre o relacionamento com o prefeito Bruno Cunha Lima, o

Você também pode se interessar
Fonte-+=