Os professores das escolas municipais de João Pessoa estão participando de um projeto de formação para uso de kits de robótica da Lego Education. O programa vai capacitar cerca de 3,5 mil profissionais de educação em 100 instituições de ensino da rede até março de 2024. A primeira etapa do programa de capacitação contará com 216 turmas de profissionais que se tornarão multiplicadores de ensino para todos os níveis educacionais, do ensino infantil ao fundamental.
A primeira fase do projeto, que já está em andamento, acontece até o mês de junho e tem como objetivo formar as primeiras turmas de profissionais que se tornarão especialistas e multiplicadores de conhecimento habilitados pela Lego Education Academy (LEA).
Nesse momento, serão 57 turmas com capacitação exclusiva da Lego, uma iniciativa que tem reconhecimento e certificação internacional para os professores e que os credencia como peritos na metodologia e técnicas de uso das ferramentas para a criação de aulas dinâmicas e participativas com a utilização dos blocos. O projeto seguirá com novos grupos de professores até março de 2024, totalizando 3 mil horas de formação para um total de 216 turmas atendidas na rede municipal.
Martin Oyanguren, CEO do Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, que promove o curso, aponta a importância da utilização pedagógica dos conjuntos nas atividades STEAM (acrônimo em inglês para as disciplinas Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) tanto na educação infantil quanto no Ensino Fundamental. “Com o uso dessas ferramentas, podemos incentivar a aprendizagem ativa e colaborativa, permitindo que os estudantes construam, programem e experimentem soluções que estimulem o desenvolvimento de habilidades, como resolução de problemas, pensamento crítico, colaboração, comunicação e criatividade”, diz.
Além do treinamento dos profissionais, o Educacional distribui a maior parte dos kits LEGO® Education adquiridos pela prefeitura e elaborados de acordo com cada etapa educacional, totalizando mais de 6 mil conjuntos, –com destaque para os modelos STEAM Park, utilizado na educação infantil; SPIKE Essential, para os anos iniciais, e SPIKE Prime, para os anos finais da educação.
O projeto também inclui os kits da FIRST® LEGO® League (FLL), uma competição que desafia as equipes a projetarem, a construírem e a programarem robôs que resolvam problemas do mundo real relacionados a um tema específico. O torneio tem uma etapa brasileira desde 2004 e, desde 2018, o Educacional opera as categorias Discover (3 a 6 anos) e Explore (6 a 10 anos). Já a categoria Challenge (9 a 16 anos) é operada pelo SESI.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba