As professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega venceram a consulta pública para a eleição da reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Elas ficaram com 67,95% dos votos e devem ocupar o primeiro lugar da lista tríplice que será enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem cabe a nomeação final. A definição oficial da listra tríplice acontece nas próximas semanas em reunião dos conselhos universitários da instituição.
Terezinha e Mônica formavam a Chapa 1 da disputa e elas foram candidatas à reitora e à vice-reitora respectivamente.
Outras duas candidaturas disputaram o processo. Os professor Lucídio Cabral e João Euclides ficaram com 25,37%. Já o atual reitor Valdiney Gouveia, que concorria ao lado da professora Rita de Cássia Pereira, ficou na terceira e última colocação com 6,67% dos votos.
Esta não é a primeira vez que Terezinha e Mônica vencem a consulta pública para a eleição da reitoria da UFPB. Em 2020, elas também ficaram em primeiro lugar, mas o então presidente Jair Bolsonaro não respeitou a lista tríplice e nomeou Valdiney como reitor. A expectativa das duas agora é que o presidente Lula respeite a lista tríplice.
Segundo a UFPB, mais de 46 mil membros da comunidade acadêmica estavam aptos para votar, entre professores, técnicos administrativos e estudantes.
Quem for nomeado pelo presidente da República para a reitoria vai dirigir a UFPB entre 2025 e 2028.
Perfil das vencedoras da consulta pública
Terezinha Domiciano é professora titular do Departamento de Ciência Animal do Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA), no Campus III, em Bananeiras, Brejo paraibano. Ela atuou no movimento estudantil universitário e tem experiência em pesquisa e extensão. Na UFPB, exerceu funções administrativas de chefe de departamento e laboratório, assessoria de pesquisa, coordenação de projetos institucionais. Foi vice-diretora e diretora do CCHSA por dois mandatos.
Mônica Nóbrega é professora associada da UFPB e tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise lacaniana, lingüística saussuriana, produção de sentidos, discurso e lingüística saussuriana. Já esteve como diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), no Campus I, em João Pessoa.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba