O escritor e acadêmico Sales Gaudêncio acaba de assumir a presidência do Conselho Deliberativo do Cicef (Centro Internacional Celso Furtado), em substituição à professora Helena Lastres.
Durante assembleia realizada em 2021, ficou deliberada a presidência compartilhada entre Salles e Helena, que assumiu nos últimos dois anos. Agora, Salles assume para igual período.
Segundo a diretoria do Centro, o concerto visou “o compartilhamento das funções e a necessária observância da variedade regional e de gênero”.
Durante sua gestão, a professora Helena firmou parcerias do Cicef com a RedeSist para promoção de eventos e publicações. A RedeSist é rede de pesquisa interdisciplinar, sediada no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Centro – O Centro Celso Furtado foi criado em junho de 2004, com a proposta de se tornar um polo irradiador de projetos e políticas inovadoras no combate à fome, à pobreza e aos gargalos do desenvolvimento.
Foi inicialmente presidido por Luiz Gonzaga Belluzzo, Maria da Conceição Tavares e Rosa Freire d’Aguiar Furtado.
O Centro conta hoje com 313 sócios e foi apoiado desde a sua fundação por quatro empresas públicas: BNDES, Petrobras, Caixa Econômica Federal e Eletrobras, a que se juntou o Banco do Nordeste do Brasil em 2010.
O Centro, que tem sede no Rio de Janeiro, abriga a biblioteca pessoal de Celso Furtado e vem formulando um conjunto de projetos, que abrangem desde bolsas de estudo e de pesquisa, a publicações, cursos de formação, debates sobre questões como as da reforma agrária, da educação e saúde pública no Brasil.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM