Prevenção: Entenda como preservar a saúde respiratória de seus filhos

O aumento da umidade do ar, juntamente com as bruscas mudanças de temperatura desta época do ano são os principais motivos para a proliferação de viroses que acarretam resfriados, crises alérgicas, gripes e outros problemas respiratórios. E como as crianças são os mais vulneráveis para desenvolver essas síndromes, é essencial que os pais adotem medidas que possam as proteger, como evitar aglomerações e ambientes fechados.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

De acordo com a pediatra Darcy Lucena, essa época do ano, que se estende de março até meados de julho, é o chamado período sazonal, no qual ocorre a maior circulação de vírus e bactérias, que causam doenças respiratórias. Esses agentes externos afetam o público mais vulnerável, que inclui, além das crianças, os idosos “A quantidade de síndromes respiratórias vem crescendo e os pais precisam tratar ainda nos sintomas leves. Temos circulando dois vírus – o sincicial respiratório e o influenza -, e as bactérias pneumococos, que são mais graves em crianças menores de um ano”, explicou a médica, que é coordenadora do Centro Médico Pediátrico Bessa, unidade da rede própria de atendimento da Unimed João Pessoa.

A pediatra lembra aos pais que, ao perceber sintomas leves dessas viroses nas crianças, como estado febril, podem dar um antitérmico, observando se a febre se mantém baixa ou cessa em até 48 horas. Além disso, outra recomendação é fazer a limpeza nasal com soro fisiológico (líquido ou spray) e reforçar a hidratação da criança. “Se nesse período a criança se alimenta, bebe água e está ativa, não há necessidade de levar ao hospital no primeiro pico febril. Se puder, pode comunicar a situação ao pediatra da criança. A ida ao hospital deve ser nos casos de urgência, como febre alta ou falta de ar”, explicou Darcy Lucena.

MEDIDAS PREVENTIVAS

Para auxiliar os pais a proteger os filhos nesse período propício às viroses e até mesmo amenizar os sintomas, caso as crianças sejam infectadas, a pediatra reforça a importância de manter hábitos simples, como a higienização das mãos, evitar que a criança vá à escola – mesmo com sintomas leves – ou ainda participe de situações de aglomeração de pessoas, como aniversários.

Além disso, ela destaca a importância de manter o cartão de vacina dos pequenos atualizado. “A maior prevenção aos vírus, como o Influenza e o coronavírus, é a vacinação. Por isso, é preciso levar as crianças para a vacinação e, nesse período sazonal, reforçar a boa alimentação, hidratação e evitar ambientes fechados”, orientou Darcy Lucena.

REDE DE ATENDMENTO

A Unimed João Pessoa disponibiliza uma rede de atendimento pediátrico ambulatorial para problemas de saúde considerados leves, como sintomas de resfriados, com tosse e febre baixa, má digestão ou sinais alérgicos leves, onde a criança não apresente falta de ar ou coceira: o Centro Médico Pediátrico Bessa, o Centro Médico Unimed – Zona Sul ou ainda no serviço de Telessaúde. No Brejo, os clientes dispõem de pediatra na Unidade Guarabira.

O Centro Médico Pediátrico Bessa atende crianças de 0 a 17 anos de idade. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 20h; e aos sábados, das 8h ao meio-dia. O Centro Médico Pediátrico fica na Avenida Luiz Fernando Henrique dos Santos, 1216.

Já o Centro Médico Unimed – Zona Sul é uma opção para quem mora na região dos Bancários. A unidade também oferece atendimento ambulatorial para crianças de 0 a 17 anos. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; e aos sábados, das 8h ao meio-dia. A unidade fica na Avenida Bancário Sérgio Guerra, 281.

A Unidade Guarabira é o serviço indicado para quem mora na Região do Brejo. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A unidade fica na Rua Napoleão Laureano, 59, no Centro de Guarabira.

SEGURANÇA E COMODIDADE

Os pais que não querem sair de casa, evitando a exposição dos filhos, podem buscar atendimento no serviço de Telessaúde, que oferece a teleconsulta e o PA Digital, disponíveis para crianças a partir de dois anos de idade de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h; e aos sábados, das 7h30 às 13h.

O agendamento da teleconsulta pode ser feito pelo Portal Unimed JP (www.unimedjp.com.br), aplicativo Unimed JP e assistente virtual (2106-0700). O acesso ao PA Digital é exclusivamente pelo aplicativo e não precisa agendamento. Ao acessar, a pessoa entra em uma fila de espera para o atendimento.


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Paraíba realiza Dia D de vacinação; veja locais em João Pessoa e Campina Grande

Paraíba realiza Dia D de vacinação; veja locais em João Pessoa e Campina Grande

Foto: G1

Próximo
Entenda a polêmica envolvendo o Treze e o problema cardíaco do meia Everton Heleno

Entenda a polêmica envolvendo o Treze e o problema cardíaco do meia Everton Heleno

Contratado pelo Treze para disputar a reta final do Campeonato Paraibano Unipê

Você também pode se interessar
Fonte-+=