Presidente Lula renova críticas aos juros no Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou nesta segunda-feira (19) uma nova série de críticas à alta taxa de juros, às vésperas da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) que decidirá o novo patamar.

Integrantes do Copom se reúnem nesta terça e quarta, respectivamente 20 e 21, para decidir se mantêm a taxa Selic no patamar atual de 13,75%.

A declaração do presidente se deu durante sua segunda transmissão ao vivo nas redes sociais, pela manhã. Lula tratava da situação econômica atual, quando então aproveitou para criticar a taxa de juros e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Foto: José Cruz/ Agência Brasil

Foto: José Cruz/ Agência Brasil

“Os alimentos estão baixando [o preço], a carne baixou, o arroz baixou, o óleo, sabe, as coisas estão baixando, e é preciso baixar muito mais. Sabe, as coisas estão baixando e é preciso baixar mais. A inflação está baixando, o dólar está caindo”, afirmou o presidente.

“Apenas o juro precisa baixar, porque também não tem explicação. O presidente do Banco Central precisa explicar, não a mim, porque já sei por que ele não baixa, mas explicar ao povo brasileiro e ao Senado que o elegeu porque ele mantém essa taxa de juros para um país com inflação anual de 5%”, completou.

A crítica à taxa de juros se tornou uma constante no discurso de Lula e de seus ministros. A mais recente é feita na semana em que o Banco Central se reúne novamente para decidir o patamar.

No entanto, analistas apontam que o primeiro corte deve se dar apenas em agosto.

De acordo com pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira, analistas consultados pelo Banco Central melhoraram as perspectivas para a inflação e o crescimento econômico e passaram a ver o primeiro corte na taxa básica de juros em agosto, com a Selic mais baixa tanto ao fim de 2023 quanto em 2024.

Os especialistas seguem vendo que o Copom irá manter a Selic no atual patamar de 13,75% ao anunciar sua decisão de política monetária nesta quarta-feira (19). Porém, agora passaram a considerar que o primeiro corte acontecerá em agosto, de 0,25 ponto percentual, contra previsão de manutenção antes.

(RENATO MACHADO – Folhapress)


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Cícero lançará programa para recuperar casas de famílias carentes em diversos bairros de João Pessoa

Cícero lançará programa para recuperar casas de famílias carentes em diversos bairros de João Pessoa

A Prefeitura de João Pessoa vai iniciar mais um projeto na área habitacional,

Próximo
Pescador é assassinado a tiros à beira-mar na praia do Bessa, em João Pessoa

Pescador é assassinado a tiros à beira-mar na praia do Bessa, em João Pessoa

Um homem foi assassinado a tiros, na manhã desta segunda-feira (19), à beira-mar

Você também pode se interessar
Fonte-+=