Presidente do STF defende política de cotas raciais nas universidades

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, defendeu a política de cotas raciais nas universidades brasileiras. Barroso participou da abertura da 1ª Jornada Justiça e Equidade Racial, realizada em Brasília, na última segunda-feira (13).

Durante sua apresentação, o presidente do Supremo disse que acompanhou a implantação do sistema de cotas na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), onde é professor, e lembrou que houve resistências à implantação da medida.

Foto: Abdias Pinheiro/Secom/TSE

Foto: Secom-TSE/Arquivo

Na avaliação de Barroso, a educação de qualidade é a chave para a inclusão social de pessoas negras. “O Judiciário tem dado sua contribuição para essa questão. O Supremo, em decisões importantes, validou as políticas de cotas raciais nas universidades, e, hoje em dia, ninguém mais ousa contestar a importância e o acerto dessas políticas.”

O presidente do STF também citou dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública para demonstrar as formas de racismo estrutural no país. Conforme o levantamento, em 2022, a cada 100 vítimas de homicídio, 76 eram pessoas negras. A pesquisa também revela que mulheres negras representaram 65% das vítimas de homicídio e 70% dos presos eram homens negros.

“Há, sim, racismo estrutural. É dever de toda a sociedade enfrentá-lo, completou.

Atualização da lei

Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o texto que atualiza a Lei de Cotas, com mudanças no mecanismo de ingresso de cotistas ao ensino superior, ajuste de critério de renda para reserva de vagas e inclusão de estudantes quilombolas como beneficiários.

*Agência Brasil


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Vereador: Romero não vai manchar a sua trajetória se unindo com o grupo da Calvário

Vereador: Romero não vai manchar a sua trajetória se unindo com o grupo da Calvário

Foto: Paraibaonline O vereador Alexandre Pereira (União Brasil) voltou a dizer

Próximo
Brasil tem 31 medalhas nas disputas iniciais do Parapan, no Chile

Brasil tem 31 medalhas nas disputas iniciais do Parapan, no Chile

A delegação brasileira fez bonito neste sábado (18) no primeiro dia de disputas

Você também pode se interessar
Fonte-+=