A Prefeitura de João Pessoa decretou ponto facultativo, nesta sexta-feira (23), véspera de São João, mas segue garantindo à população os serviços de urgência e emergência, ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-JP) estarão funcionando normalmente. Estes serviços específicos também estarão disponíveis ao público no sábado (24) e domingo (25).
O atendimento de urgência e emergência seguirá sua rotina normal nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), localizadas nos bairros dos Bancários, Cruz das Armas, Manaíra e Valentina Figueiredo. As unidades hospitalares que compõem a rede de saúde de João Pessoa também estarão em pleno funcionamento, a exemplo do Complexo Hospitalar de Mangabeira (CHM), Hospital Municipal do Valentina (HMV), Instituto Cândida Vargas (ICV), Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) e Prontovida, sendo os dois últimos com atendimento apenas por meio de regulação. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-JP) poderá ser acionado, 24 horas por dia, através do número 192.
Saúde mental – Neste São João, a assistência de urgência em saúde mental do município de João Pessoa continua sendo prestada pelo serviço do Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm), localizado em prédio anexo ao Complexo Hospitalar de Mangabeira (CHM).
Saúde bucal – O atendimento em saúde bucal da Capital também está garantido pelos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), localizados nos bairros da Torre e Mangabeira. Nos dias 23, 24 e 25 de junho, as unidades atendem exclusivamente casos de urgência e emergência, 24h por dia.
USFs e Policlínicas – As unidades de saúde da família (USFs), policlínicas municipais e os demais serviços que não atuam como porta de entrada de urgência e emergência, além dos setores administrativos da SMS-JP, seguem o decreto da Prefeitura de João Pessoa e estarão fechados no dia 23, reabrindo na manhã da segunda-feira (26).
Casos de queimaduras – A orientação para casos de queimaduras é remover o cidadão para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, referência no tratamento de queimados em João Pessoa. A unidade pertence à Rede Estadual de Saúde da Paraíba.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM