Prefeitura de Campina Grande garante alimentação escolar saudável durante as férias

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), garante alimentação escolar de qualidade para os alunos da rede municipal de ensino mesmo durante o mês de férias escolares. É que as crianças participantes dos projetos “Sem Tempo a Perder” e “Vem Brincar” continuam recebendo as refeições nas escolas e creches.

Durante o recesso escolar de janeiro, a alimentação destes equipamentos é adaptada de acordo com as especificidades de cada unidade. Nas creches, as crianças recebem duas refeições diárias, compostas por desjejum e almoço. Já nas unidades de ensino de período parcial, o lanche da manhã é reforçado, para garantir energia e disposição durante as atividades pedagógicas.

Com cardápios equilibrados e nutritivos, que atendem às necessidades de cada faixa etária, o objetivo é promover o desenvolvimento físico, cognitivo e social dos estudantes, assegurando que todos tenham acesso às refeições que favoreçam o aprendizado e a saúde ao longo de todo o ano.

A gestão da alimentação escolar é realizada por uma equipe de 27 nutricionistas, que acompanham de perto o planejamento e a execução dos cardápios, além de promoverem ações de educação alimentar com os pais e responsáveis.

Todas as refeições seguem as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), priorizando alimentos frescos, naturais e ricos em nutrientes, e restringindo o uso de produtos ultraprocessados, como achocolatados, refrigerantes e alimentos excessivamente açucarados e gordurosos, especialmente para crianças menores de três anos.

Ayanne Medeiros, coordenadora nutricional das creches municipais, destaca que o planejamento centralizado dos cardápios permite a padronização nutricional em todas as unidades de ensino.

“O cardápio é calculado com base em uma média semanal de nutrientes, visando o crescimento e o aprendizado das crianças, não apenas fisicamente, mas também no seu desenvolvimento biopsicossocial”, explica Ayanne.

Cleriana Viana, responsável pelo Setor de Nutrição da Seduc, reforça o compromisso com a qualidade da merenda escolar, destacando que, além das refeições tradicionais, são oferecidas alternativas para atender as necessidades alimentares especiais, como intolerância à lactose.

“Nosso objetivo é oferecer uma alimentação reforçada e nutritiva, que funcione como uma verdadeira refeição principal para os alunos, garantindo o aporte necessário para o crescimento e o aprendizado”, disse Cleriana.

Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Paraíba Online

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Começam matrículas para alunos novatos em escolas municipais de Campina Grande

Começam matrículas para alunos novatos em escolas municipais de Campina Grande

As matrículas para novos alunos das escolas da rede municipal de Campina Grande,

Próximo
Jornal espanhol diz que futuro de Vini Jr. no Real é ‘incógnita’ diante de interesse saudita

Jornal espanhol diz que futuro de Vini Jr. no Real é ‘incógnita’ diante de interesse saudita

O jornal Marca, da Espanha, afirmou neste domingo que o futuro de Vinicius

Você também pode se interessar
Fonte-+=