A Prefeitura de Campina Grande se pronunciou, na tarde deste domingo (9), sobre o incidente ocorrido durante O Maior São João do Mundo, onde milhares de pessoas invadiram o espaço do evento após a festa atingir o limite de lotação. A gestão municipal emitiu uma nota onde direciona a responsabilidade pela superlotação do Parque do Povo no sábado (8) ao setor de segurança pública do Estado.
Segundo a PMCG, o Governo do Estado anunciou um efetivo especial de 11 mil policiais para Campina Grande. No entanto, de acordo com a Prefeitura, até agora essa presença não foi constatada como esperada, levantando uma questão grave da ausência da força de segurança estadual no momento de superlotação na arena, na noite de sábado.
A gestão municipal propôs uma reunião, promovida pelo Ministério Público do Estado – que tem papel crucial na articulação intersetorial para o sucesso da festa –, para debater e exigir explicações sobre as medidas que deveriam ter sido adotadas pelas forças de segurança durante o momento crítico na arena do Parque do Povo.
Confira a íntegra da nota da PMCG:
Sobre o fechamento dos portões e a entrada excedente de pessoas no Parque do Povo, na noite deste sábado, 8, a Prefeitura de Campina Grande lamenta o ocorrido e informa que já solicitou, ao Ministério Público do Estado , uma reunião de emergência para discutir o procedimento de todos os atores de segurança envolvidos na festa.
O tema da segurança é delicado e foi pauta de diversas reuniões, mediadas pelo MPPB, com todos os órgãos, instituições e entidades ligadas direta ou indiretamente ao evento, semanas antes do início da edição d’O Maior São João do Mundo 2024.
A possibilidade de fechamento dos portões, nos casos em que o Parque estivesse próximo de atingir seu limite de capacidade, foi um ponto recorrente de discussões. Com base em estudos técnicos, feitos pelo Corpo de Bombeiros, foi estabelecido o limite de 73.500 pessoas, em toda a área da festa.
Planos de ação conjunta foram estabelecidos para atuação das forças de segurança, em caso de fechamento de portões. A organização da festa precisa cobrar esclarecimentos e definir ajustes nos procedimentos de todos os que têm responsabilidade com o sucesso do evento e no conforto e bem-estar do público.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM