A Prefeitura de João Pessoa soltou uma nota a respeito da obstrução em diversos pontos da cidade com as fortes chuvas registradas na manhã desta terça-feira (21). De acordo com a gestão, a capital registrou a marca de quase 30 mm de chuva em menos de uma hora, e a “tromba d’água” acabou deixando o trânsito lento em boa parte da cidade, mas graças a um trabalho preventivo de desobstrução de galerias, realizado pela Prefeitura de João Pessoa, a capital teve uma redução de 100 para menos de 10 pontos de alagamento.
No bairro de Cabo Branco, a prefeitura afirmou que “apesar de todo esforço e trabalho preventivo foi identificado o descarte inadequado de lixo e material de construção na tubulação”.
A prefeitura concluiu a nota ressaltando que equipes da Defesa Civil, Semob, Emlur, Seinfra e Semam estão em alerta e “trabalhando para minimizar os efeitos de fenômenos climáticos extremos“.
Nota da prefeitura
A Prefeitura de João Pessoa informa que desde 23 de fevereiro deste ano iniciou a “Operação Inverno” na capital, realizando a limpeza de galerias, desassoreamento de rios e trabalhando na desobstrução de todos os pontos de alagamento da cidade.
Conforme dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) tivemos a intercorrência de uma “tromba d’água” na manhã de hoje (21), que resultou em um índice pluviométrico de 28,4 mm em menos de uma hora, sem ocorrências graves. O alerta do INMET prevê ainda para até 10h desta quarta-feira (22) chuvas em 146 municípios do litoral nordestino, podendo alcançar de 30 mm/h a 60 mm/h.
Esclarecemos que em 2021 foram contabilizados pela Defesa Civil mais de 100 pontos de alagamento em João Pessoa. Devido à atuação da Defesa Civil, Seinfra, Emlur e Sedurb estes pontos foram reduzidos para menos de 10 na manhã de hoje. Lamentavelmente, apesar de todo esforço e trabalho preventivo foi identificado o descarte inadequado de lixo e material de construção na tubulação, inclusive paralelepípedos no bairro do Cabo Branco.
O Plano de Emergência conta com 8 equipes da Seinfra, 4 equipes da Defesa Civil e 3 equipes da Semam. Além de todo efetivo da Semob-JP e até 1000 agentes de limpeza urbana da Emlur. Reiteramos que toda estrutura de assistência social da PMJP está em alerta para acolher aqueles que mais precisam neste momento.
Ciente da responsabilidade que o momento exige, a Prefeitura de João Pessoa segue trabalhando para minimizar os efeitos de fenômenos climáticos extremos como o que foi registrado na manhã desta terça-feira.
Serviço:
Em caso de emergência entrar em contato (WhatsApp) pelos seguintes números:
Defesa Civil: 98831.6885
Semob-JP: 98760.2134
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM