A Black Friday é realizada em novembro, mas algumas empresas já estão antecipando descontos e usando o marketing para chamar os clientes para espécies de pré-campanhas com ofertas e condições semelhantes aos que serão praticados pelo dia D.
No quadro Direito do Consumidor que foi ao ar nesta terça-feira (17), a especialista em Direito de Consumo, Glauce Jácome, afirmou que é comum que no Brasil a Black Friday seja usada como publicidade por vários dias.
– Enquanto em outros cantos há o Dia D, que realmente oportuniza uma melhor condição de compras e descontos, aqui a gente tem todo ano esse chamamento que se transforma em uma fantasia. É o mês, é uma prévia de Black Friday, por isso precisamos ter atenção porque as empresas utilizam esse dia como marketing – explicou.
No entanto, Glauce também fez um alerta aos consumidores para que não sejam enganados com falsas promoções.
Ela disse que o ideal é acompanhar os preços dos produtos para comparar as ofertas e verificar se as empresas não estão elevando os valores para depois anunciar descontos nos preços que eram praticados anteriormente.
– Se você tem um certo planejamento e acompanha os preços, é possível saber se aquela chamada de promoção, liquidação, oferta, é verdadeira ou não, inclusive é muito bom fazer o acompanhamento para denunciar as empresas que informam sobre a existência de promoção quando não existe promoção alguma. Assim também como denunciar aquelas que sobem os preços para cair para o mesmo valor porque isso configura propaganda enganosa – ressaltou.
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Fonte: Paraíba Online