O bar Praiô, localizado na praia do Seixas em João Pessoa, publicou um vídeo nesta quinta-feira (16) negando que despeja esgoto no mar. A resposta veio após o estabelecimento ser autuado e embargado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) por suposta irregularidade.
No vídeo, Seu Pereira, um dos sócios do Praiô, explica que o local utiliza dois tipos de fossas fechadas: uma para águas negras, provenientes dos banheiros, e outra para águas cinzas, com resíduos da pia, lavabo e cozinha. Ele afirmou que a limpeza dessas fossas é feita regularmente por caminhões especializados e que o vazamento observado ocorreu devido a um entupimento na encanação da cozinha, transbordando água cinza para a calçada.
“Hoje de manhã, houve um entupimento na parte da cozinha, causando um transbordamento de água cinza, que não é do banheiro, para a calçada. Trabalhamos com fossa fechada que, em hipótese alguma, contamina o meio ambiente e o mar”, afirmou Seu Pereira.
Assista:
A Sudema informou que a operação que resultou na autuação do Praiô faz parte de uma série de vistorias iniciadas na última sexta-feira (10), com o objetivo de identificar e coibir ligações clandestinas nas galerias pluviais e na rede de esgotamento sanitário das praias de João Pessoa. Até o momento, oito estabelecimentos já foram penalizados.
Embora a Sudema não tenha detalhado as irregularidades específicas do Praiô, a superintendência deve divulgar um boletim com informações complementares até o final do dia.
A administração do Praiô prometeu lançar uma nota oficial explicando detalhadamente o ocorrido.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM