O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cobra a produção de uma redação e a resolução de 180 questões, que costumam ser longas e de assuntos variados. As provas em 2024, assim como anos anteriores, devem acontecer no mês de novembro. Mas a preparação deve começar bem antes. Por isso, esta reportagem dá dicas de por onde começar a estudar para o Enem.
Por onde começar a estudar para o Enem
Estudar para o Enem com antecedência
A primeira dica de por onde começar a estudar para o Enem é iniciar com antecedência. Dessa forma, é possível ter acesso a mais conteúdo e ainda sobra mais tempo para revisões e outras formas de fixar conteúdo.
Desde o início, é interessante incluir na rotina de estudos temas de atualidades, sobre o que é assunto no Brasil e no mundo.
Conferir o edital do Enem
O edital do Enem 2024 ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). É necessário ficar de olho porque é esse documento que aponta as recomendações e prazos para a participação no exame.
Fazer cronograma de estudos para o Enem
Para começar a estudar para o Enem, o estudante precisa montar um cronograma de estudos que funcione de forma individual. O candidato deve saber quantas horas por dia pode se dedicar e, depois disso, dividir as disciplinas conforme o tempo disponível.
O estudante deve lembrar, ainda, de guardar tempo para revisar conteúdos e resolver questões para testar o que já aprendeu e fixar os assuntos.
Treinar com provas antigas do Enem
Outra dica para quem quer saber por onde começar a estudar para o Enem é testar os conhecimentos com exercícios de provas de anteriores. Essa também é uma maneira de identificar o tempo necessário para a conclusão das questões de cada área, assim como também as que deve encontra mais facilidade ou dificuldade.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba