Sementes de Violência é um filme de 1955. Foi quem deu visibilidade mundial a Rock Around The Clock, que Bill Haley & His Comets haviam gravado no ano anterior. Elvis Presley ainda estava em Memphis, só se tornaria conhecido em 1956, e a música de Haley é, portanto, o primeiro rock ouvido em escala planetária.
Transformado em hino juvenil, Rock Around The Clock incendiava as plateias que iam ao cinema ver Sementes de Violência. Garotas e garotos tanto dançavam diante da tela quanto quebravam as cadeiras das salas de exibição.
Em João Pessoa, não foi diferente. Reza a lenda que o jovem Ivo Bichara era personagem central das sessões de Sementes de Violência, no Cine Rex. Ou terá sido nas de Ao Balanço das Horas, filme que o próprio Bill Haley protagonizou em 1956? Ou nos dois filmes?
Essas histórias da fundação do rock me ocorrem porque, nesta quarta-feira (09), será lançado em João Pessoa Playboys, Transviados e Brotinhos, Uma história do rock’n roll na cidade de João Pessoa, 1955 – 1960 (Editora Oxente).
O livro do historiador Ramsés Nunes e Silva é, segundo o autor, “o primeiro volume de um projeto que visa devassar as diversas manifestações da história do rock na Paraíba, década a década”.
Ainda Ramsés: “O livro explora o impacto das linguagens e simbologias juvenis na João Pessoa dos anos 1950, a partir da chegada do rock’n roll aos cinemas locais, em março de 1957”.
Playboys, Transviados e Brotinhos é o primeiro livro que se debruça sobre a chegada do rock na Paraíba e suas repercussões. É importante não só pelo seu pioneirismo, como também pelo fato de ser sido escrito por um historiador.
Nascido em João Pessoa, Ramsés Nunes e Silva é doutor em Educação pela UFPB, além de historiador e professor vinculado ao quadro efetivo da UEPB. Ramsés também é vocalista da banda Coalizão e militante da cena rock alternativa pessoense.
Playboys, Transviados e Brotinhos será lançado nesta quarta-feira às sete da noite no Caravela Cultural. Fica na Avenida General Osório, em frente ao Mosteiro de São Bento.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba