PGR pede que STF anule eleição antecipada de Galdino para presidente da ALPB


				
					PGR pede que STF anule eleição antecipada de Galdino para presidente da ALPB
Felipe Nunes

O procurador-Geral da República, Paulo Gonet Branco, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que anule a reeleição antecipada do presidente da Assembleia Legislativa de Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), para o biênio 2025/2026.

A eleição aconteceu em fevereiro de 2023 e a PGR entende que o dispositivo afrontou o postulado republicano, “de que fluem os princípios da alternância do poder político e da temporalidade dos mandatos”.

No pedido, Gonet argumenta que a eleição interna antecipada pode até acontecer, desde que seja realizada a partir de outubro do ano que antecede o início do biênio, atendendo a critérios de “contemporaneidade e de razoabilidade”.

O procurador pede que o STF declare a inconstitucionalidade de forma retroativa, para não haver o “ingente risco de o mérito da demanda somente ser resolvido depois de empossada a nova composição da mesa diretora, prematuramente eleita, com consequências de insegurança jurídica de óbvia percepção”.

STF tem posição firmada

O caso será relatado pelo ministro Dias Toffoli, que já derrubou lei de Tocantins com o mesmo teor, permitindo a antecipação da eleição para Mesa Diretora no Legislativo estadual.

Segundo Gonet, “o Ministro Dias Toffoli assinalou a falta de razoabilidade da concentração das eleições para os cargos da mesa diretora no início do primeiro biênio, porque uma tal deliberação desatende o propósito da alternância do poder político e de controle dos parlamentares sobre a direção da assembleia legislativa que explicam e justificam o mecanismo de eleições periódicas determinado constitucionalmente”.

Em decisões recentes, os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino também acataram as ações da PGR contra a eleição antecipada nas assembleias de Sergipe e Pernambuco, respectivamente.

O Conversa Política entrou em contato com Adriano Galdino. Ele disse que em breve vai se posicionar sobre a ação.

Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Bruno Cunha Lima vira alvo de "AIJEs" da oposição após fim das eleições em Campina

Bruno Cunha Lima vira alvo de "AIJEs" da oposição após fim das eleições em Campina

(Foto: Reprodução) A oposição em Campina Grande anunciou no último fim de semana

Próximo
Vereadores mudam Lei para reconduzir Dinho na presidência da Câmara Municipal de João Pessoa

Vereadores mudam Lei para reconduzir Dinho na presidência da Câmara Municipal de João Pessoa

Foto: CMJP

Você também pode se interessar
Fonte-+=