PF desarticula grupo que lavava dinheiro do tráfico internacional

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (17), duas operações visando a desarticulação de uma organização criminosa que atuava na lavagem de dinheiro com origem no tráfico internacional de drogas.

As operações Handmade e Descobridor são uma ramificação da Operação Enterprise, deflagrada em 2020 com frentes de ações em diversos estados e no exterior, no combate a um conglomerado de organizações criminosas especializadas no mesmo tipo criminal.

Nas operações deflagradas hoje, cerca de 50 policiais federais cumprem14 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Além disso foi decretado o bloqueio de bens na ordem de R$ 80 milhões – carros, dinheiro em espécie, joias e outros itens de interesse da investigação foram arrecadados pela PF.

“Para ocultar a origem ilícita dos recursos advindos do tráfico de drogas, os líderes da organização criminosa, por meio de uma complexa cadeia de atos ilícitos, importavam roupas da China e as disponibilizavam em redes de loja do varejo têxtil, utilizando o chamado ‘branqueamento’ do recurso ilícito”, informou, em nota, a PF.

O dinheiro obtido com a venda dessas mercadorias retornava “lavado” para a organização criminosa, de forma a dificultar a identificação de sua origem criminosa.

Segundo a PF, confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa e lavagem de capitais. Somadas, as penas podem ultrapassar dez anos de reclusão.

Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: PARAIBA.COM.BR

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Renan Azevedo, Paulo Laercio e Virgínia Barroca vencem eleições do CREA/PB e MUTUA com mais de 54,00% dos votos

Renan Azevedo, Paulo Laercio e Virgínia Barroca vencem eleições do CREA/PB e MUTUA com mais de 54,00% dos votos

Por Walter Santos A apuração das eleições no sistema CONFEA feita em tempo real

Próximo
Hospital usa polvo de crochê no tratamento de bebês prematuros na Paraíba

Hospital usa polvo de crochê no tratamento de bebês prematuros na Paraíba

O Hospital Regional de Queimadas, que integra a rede hospitalar do Governo da

Você também pode se interessar
Fonte-+=