A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (10) a Operação Conexão Paraíba, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.
A operação é um desdobramento de investigações iniciadas em 2019 e conta com colaboração internacional entre Brasil e Itália.
As apurações começaram após a prisão de membros da máfia italiana em João Pessoa, revelando o papel estratégico da Paraíba no tráfico de cocaína para a Europa. A operação visa desmantelar a rede, que usava contêineres com cargas lícitas e aeronaves privadas para enviar drogas ao ‘velho continente’.
Na ação de hoje, a PF cumpre 16 mandados de busca e apreensão, 8 de prisão preventiva, e bloqueios de valores e sequestros de bens. Entre 2018 e março de 2024, o grupo movimentou cerca de R$ 7 bilhões em transações ilegais, que eram lavados por meio de empresas e contas bancárias.
Operação ‘Conexão Paraíba’
A operação conta com apoio de diversas forças de segurança nacionais e internacionais, incluindo Eurojust, Interpol e o Ministério Público Federal. Além disso, a PF no Paraná também deflagrou a Operação Mafiusi, que visa o mesmo grupo criminoso.
Texto: Pedro Pereira
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba