A Pequena Orquestra Popular (POP) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza uma apresentação gratuita nesta segunda-feira (15), a partir das 20h, na sala Radegundis Feitosa, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA). O espaço tem capacidade para 300 espectadores.
O concerto “Dias Mulheres Virão” acontece em memória à musicista Wanessa Dourado, compositora, rebequeira e violinista, falecida aos 32 anos, no início deste ano. A instrumentista se tornou reconhecida na cena musical por suas obras autorais que conectam o choro com gêneros musicais nordestinos, sobretudo o baião e o frevo.
Por acreditar na arte e na força da resistência das mulheres, como Wanessa, todas as atrações serão formadas inteiramente por equipes femininas. O evento traz mulheres compositoras, arranjadoras, instrumentistas, maestrinas, educadoras musicais, artistas visuais, bailarinas e produtoras que colaboraram para a realização do concerto musical.
“Dias Mulheres Virão” trará composições de Carol Panesi, Maroka Bulhões, Paloma Pitaya, Renata Neves e Chiquinha Gonzaga. Haverá a participação especial de muitas artistas: As Calungas, Mulheres no Choro, Coral de mulheres da UFPB, Mulheres na Roda, Vozes UFPB, Lua Camboatá, Oxi Lab e Bianca Rufino.
A orquestra possui a regência de Carla Santos, composições de Carol Panesi, Mariana Bulhões, Paloma Pitaya e Renata Neves. O concerto terá outras linguagens artísticas além da música. O espetáculo também receberá apresentações de dança, poesia e projeções visuais.
A POP é formada por 27 musicistas, organizadas em naipe de sopros (trompetes, saxofones, clarinete, trombone e tuba), naipe de cordas (rabeca, violinos, violas e violoncelos), sessão rítmica (bateria, percussão, contrabaixo elétrico, piano, guitarra e violão) e vozes.
Mais informações através das redes sociais: https://www.youtube.com/@PequenaOrquestraPopular-POP e https://www.instagram.com/pequena.orquestra.popular/
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM