Wilians Silva de Araújo. O esporte paralímpico vai guardar esse nome. O judoca paraibano de Sapé conquistou a medalha de ouro nas Paralimpíadas de Paris 2024 neste sábado (7), o penúltimo dia dos Jogos. Na decisão da categoria acima de 90kg na classe J1, o brasileiro derrotou Ion Basoc, da Moldávia, para garantir o título.
+ Paraibanos nas Paralimpíadas de Paris 2024: confira a agenda dos representantes do estado
A campanha em Paris de Wilians foi perfeita, com três vitórias por Ippon. Na estreia, o paraibano venceu Yerlan Utepov, do Uzbequistão. Já na semifinal, ele derrubou Ganbat Dashtseren, da Mongólia.
A decisão também não durou muito tempo. Depois de minutos de estudo, Wilians derrubou Basoc com um wazari. Logo na sequência, o judoca aplicou uma imobilização que terminou em ippon.
Wilians perdeu a visão aos 10 anos de idade em um acidente com tiro de espingarda. Ele começou a praticar judô na adolescência, em 2009, quando tinha 16.
Este é o segundo ouro paraibano nas Paralimpíadas de Paris. Antes de Wilians, Petrúcio Ferreira havia conquistado o lugar mais alto do pódio nos 100m rasos da classe T47.
Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba