Paraíba atinge 90% de cobertura vacinal contra influenza e se torna o segundo estado a atingir a meta no Brasil

 

 

A Paraíba atingiu, nesta sexta-feira (7), a meta de vacinação de influenza para os grupos prioritários. O estado foi o segundo do Brasil a alcançar a cobertura de 90% prevista pelo Programa Nacional de Imunizações. Até o momento, 180 dos 223 municípios paraibanos atingiram a cobertura vacinal. A recomendação para as localidades que ainda não alcançaram a meta é intensificar as ações de vacinação para a população.

A 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza foi iniciada em 10 de abril e se estendeu até o dia 30 de junho. Até o momento, o estado da Paraíba encontra-se com um total de 1.448.524 doses aplicadas. Deste total, 1.014.384 doses contemplaram os grupos prioritários (crianças, gestantes, puérperas, trabalhador da saúde, indígenas, idosos e professores). O público-alvo na Paraíba foi calculado em 1.522.325 pessoas. Em primeiro lugar na cobertura da Campanha ficou o estado do Amapá (98,34%) e em terceiro Pernambuco (70,98%).

O secretário de Saúde, Jhony Bezerra, destaca que a Paraíba tem ampliado as ações de imunização como medida de saúde com foco na prevenção. “O programa Vacina Mais Paraíba, lançado em julho de 2022, ampliou as ações de fomento à vacinação com capacitações, incentivo financeiro aos municípios que mais vacinam e o acompanhamento dentro das salas de vacina do estado, identificando as fragilidades e trabalhando para resolver as demandas que poderiam minimizar o alcance das altas coberturas vacinais na Paraíba. Ano passado, inclusive, fomos o primeiro estado a alcançar a meta de vacinação contra poliomielite. Com a vacina, a população fica protegida contra várias doenças e isso facilita também o trabalho dos profissionais, garantindo que as vagas em nossas unidades serão direcionadas ao tratamento de outras patologias”, lembra.

De acordo com a chefe do Núcleo de Imunizações da SES, Márcia Mayara, a vacinação é uma medida de proteção segura que garante a saúde por meio da prevenção de doenças ou do controle da evolução destas para casos graves e óbitos. “Precisamos acreditar nas vacinas para que elas possam, uma vez aplicadas, fazer o trabalho de garantir a saúde das pessoas. Os municípios devem continuar aplicando as doses e cadastrando os dados na plataforma do sistema de Informações do PNI (SI-PNI) para que tenhamos o controle das localidades que atingiram a meta contra influenza”, afirmou.

Os municípios que mais vacinaram a população contra influenza foram Cuité de Mamanguape (114,64%), Algodão de Jandaíra (122,22%), Itaporanga (111,82%), Mulungu (111,13%) e Manaíra (110,78%). Dos 43 municípios que não atingiram as metas, os que tem menores coberturas são Sapé (50,72%), São Bento (53,87%), São José do Bonfim (58,99%), Riachão do Poço (64,46) e Livramento (65,93%).


Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Campinense x Santa Cruz: CBF nega pedido da PM-PB e garante duas torcidas no Amigão

Campinense x Santa Cruz: CBF nega pedido da PM-PB e garante duas torcidas no Amigão

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) negou o pedido da Polícia Militar da

Próximo
Quatro pessoas ficam feridas em acidente com duas motos na região metropolitana da Capital

Quatro pessoas ficam feridas em acidente com duas motos na região metropolitana da Capital

Um acidente envolvendo duas motos terminou com quatro pessoas ficaram feridas em

Você também pode se interessar
Fonte-+=