A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) segue fazendo o monitoramento do trânsito e transporte nesta sexta-feira (9) de chuvas intensas na Capital. Segundo o Plantão Semob-JP, apesar do grande volume de chuvas e diversos pontos de alagamentos durante a manhã, não houve registro de ocorrências graves.
Foram registrados oito pontos de alagamento na manhã desta sexta-feira que forçaram o desvio do trânsito, mas que já estão liberados e seguem sem nenhum bloqueio, são eles: Avenida Pedro II cruzamento com a Coremas; Avenida Hilton Souto Maior (lateral do Super Fácil); Avenida Sérgio Guerra, principal dos Bancários (em frente ao Equilíbrio do Ser); Rua Valdemar Naziazeno, principal do Geisel (lateral da Central de Polícia); Avenida Sanhauá (CBTU); Rua Edivaldo Bezerra C. Pinho (Rua da Mata – Cabo Branco); Rua Maria Elizabeth (Cabo Branco) e Rua Manoel Lopes de Carvalho (lateral do Atacadão).
Com relação aos semáforos, a Semob-JP informou que apenas dois apresentaram problemas, mas que já estão solucionados e que essa é a média de ocorrências diárias com os equipamentos, apesar das chuvas desta sexta-feira.
Pontos críticos – A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) está com duas equipes de manutenção percorrendo a cidade, realizando serviços de desobstrução de galerias. Dois pontos mais críticos, no início da Avenida Hilton Souto Maior, e no Varadouro, próximo a CBTU, foram registrados acúmulo de água nos momentos de chuva mais intensa, mas a drenagem está conseguindo dar vazão ao volume.
O Plano de Emergência da Prefeitura de João Pessoa para o período chuvoso, denominado Operação Inverno, foi deflagrado desde fevereiro e envolve 15 equipes da Defesa Civil e das Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e do Meio Ambiente (Semam), além de todo efetivo da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) e até 1.000 agentes de limpeza da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).
Entre as atividades realizadas continuamente e intensificadas neste período está o monitoramento das barreiras e comunidades ribeirinhas, limpeza de galerias pluviais para evitar o entupimento e limpeza e desassoreamento de rios, além da ação de desobstrução de todos os pontos de alagamento da cidade.
Em situações de urgências e emergências no período chuvoso, a Prefeitura de João Pessoa disponibiliza à população os seguintes telefones:
Centro Operacional de Trânsito e Transportes (COTT) – 9 8760 2134 (WhatsApp – atendimento24 horas);
Defesa Civil – 9 8831 6885 (WhatsApp – atendimento 24 horas);
- Árvores caídas ou em risco– 3213 7012
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: WSCOM