O que é Fies? Como se inscrever e como renegociar dívida

Mesmo sendo um programa conhecido, muitos candidatos ao ensino superior não entendem o que é Fies, como se inscrever ou como renegociar dívidas no programa. O Fundo de Financiamento Estudantil é um dos principais meios de acesso a cursos de graduação, voltado para instituições particulares.

O Jornal da Paraíba preparou um guia completo explicando o que é Fies, com os principais questionamentos sobre o sistema, como inscrições e renegociação de dívidas.

O que é Fies?

Para compreender o que é Fies, é importante saber que o programa concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos. O sistema é regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC).

Por meio do Fies, os estudantes financiam cursos de graduação avaliados de forma positiva do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.

Desde o ano de 2018, o Fies passou oferecer um modelo de financiamento estudantil diferente, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

Provas do Enem, exame que deve ser feito para concorrer no Fies, Sisu e Prouni
Provas do Enem, exame que deve ser feito para concorrer no Fies, Sisu e Prouni. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Quem criou Fies, Prouni e Sisu

Fies, Prouni e Sisu são os principais meios de acesso ao ensino superior no Brasil. Todos os três usam a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes. Veja abaixo quando e por quem cada um deles foi criado.

O Fies foi instituído em 2001, pela Lei nº 10.260, durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, enquanto sucessor do Crédito Educativo. Em 2010, no governo Lula, a iniciativa passou por mudanças, a exemplo da redução da taxa de jurus e o prazo de carência para começo do pagamento.

Já o programa Universidade Para Todos (Prouni) foi criado em 2004, por meio da Lei nº 11.096, durante o governo Lula. A iniciativa oferece bolsas de estudo, integrais e parciais – sendo estas de 50% do valor da mensalidade do curso – em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas.

Por último, O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi instituído em 2010, também dentro do governo Lula, e seleciona candidatos a vagas em cursos de graduação ofertadas pelas instituições públicas de educação superior.

Desconto do Fies

Em 2022, estudantes inadimplentes com o Fies tiveram a possibilidade de renegociar as suas dívidas com o Banco do Brasil ou com a Caixa, instituições que fazem os contratos de financiamentos, com descontos de até 92%. Na época, o governo federal estimava que cerca de 1 milhão de pessoas estavam endividadas com o programa.

A renegociação de dívidas, no momento, está suspensa.

Página inicial do Portal Único do Fies, Sisu e Prouni
Página inicial do Portal Único do Fies, Sisu e Prouni. Foto: Reprodução.

Como se inscrever no Fies?

De acordo com o edital do Fies, o candidato deve acessar o Portal Único do MEC, fazer cadastro no “login único” ou logar com CPF e senha e preencher as informações solicitadas. Cada pessoa pode escolher até três opções de curso.

Após as inscrições, os candidatos ainda devem passar por mais seis fases:

  • Classificação;
  • Pré-seleção;
  • Participação em lista de espera;
  • Complementação da inscrição;
  • Comparecimento à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) das universidades;
  • Comparecimento ao banco após os procedimentos junto à CPSA das IES.

Critérios: como conseguir o Fies

Para pedir o financiamento, o candidato precisa ter participado de uma das edições do Enem a partir de 2010, ter obtido média geral igual ou maior do que 450 pontos, e nota maior ou igual a 400 na redação.

Outro critério é o da renda familiar mensal, que deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

Como funciona o Fies para medicina?

Os critérios para quem deseja conseguir o financiamento para cursar medicina são os mesmos (descritos mais acima). Porém, esse curso costuma ter uma nota de corte maior. Por isso, o recomendado é que os estudantes obtenham pontuações entre 700 e 800 no Enem.

Após o término do curso, o médico formado pode pagar o Fies trabalhando na rede pública.

Cronograma do Fies

O cronograma do Fies vai da inscrição até as chamadas da lista de espera. Veja abaixo as datas da edição do segundo semestre de 2023:

  • Inscrições: de 4 a 7 de julho;
  • Resultados (pré-selecionados): 11 de julho;
  • Complementação da inscrição: de 12 a 14 de julho;
  • Convocação da lista de espera: 18 de julho a 29 de agosto (quem não for pré-selecionado na chamada única será automaticamente incluído na lista de espera).
Calendário 2023 Para acompanhamento do cronograma do Fies.
Calendário 2023 Para acompanhamento do cronograma do Fies.

Quando abre o Fies?

A seleção do Fies é aberta duas vezes ao ano, nos inícios do primeiro e segundo semestres.

Quando sai o resultado do Fies?

O resultado do Fies, com os nomes dos pré-selecionados, costuma sair menos de cinco dias após o fim das inscrições por parte dos candidatos.

Como renegociar o Fies?

Neste momento, a renegociação de dívidas do Fies não está disponível. De acordo com o Governo Federal, o procedimento foi estabelecido, por meio de medida provisória, com datas de início e final, o que ocorreu em 31 de dezembro de 2022.

No entanto, a renegociação não foi cancelada. O MEC informa que criou um grupo de trabalho para realizar um diagnóstico sobre a situação atual do Fies para que sejam realizadas melhorias no programa.

Antes do fim do prazo, a renegociação era feita com os bancos com os quais estudantes tinham contrato, ou seja, Caixa e Banco do Brasil.

Calculadora para renegociação de dívidas do Fies.
Calculadora para renegociação de dívidas do Fies. Foto: Divulgação.

Como pedir anistia?

O pedido de anistia também não está disponível no momento. Mas os descontos concedidos não foram cancelados. Portanto, continuam vigentes.

Consulta de dívida do Fies

O estudante que possui contrato com a Caixa pode fazer a consulta de dívida por meio do aplicativo Fies Caixa.

Mais informações, ainda para quem tem contrato com a Caixa, podem ser obtidas no site www.caixa.gov.br/fies ou por ligação telefônica, no número 0800 726 0101.

Já os clientes com contratos pelo Banco do Brasil têm a possibilidade de fazer a consulta pelo APP BB, pelo site www.bb.com.br, pelo WhatsApp no número (61) 4004-0001 e ainda peça Central de Atendimento 0800-729-0001).

Aditamento Fies

O aditamento dos contratos do Fies é um procedimento necessário para manter ou encerrar os financiamentos que esteja em utilização e tenham uma periodicidade semestral.

O aditamento do Fies acontece por meio das seguintes etapas:

  • Pedido de aditamentos de suspensão, transferência, dilatação ou encerramento antecipado da fase de utilização;
  • Ir até a comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento do Fies;
  • Pedir o aditamento de renovação do financiamento (simplificado ou não);
  • Não há um prazo determinado para que o procedimento seja concluído.

Para mais informações, o interessado deve entrar em contato por meio do telefone 0800 616161 de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Páginas de acesso ao Aplicativo do Fies
Aplicativo Fies. Foto: Reprodução.

Aplicativo Fies: como funciona

Os interessados podem acessar serviços e descobrir mais sobre como funciona e o que é Fies através do aplicativo Fies Caixa, que é gratuito e oferece a visualização de dados de contrato e o acesso a boletos, por exemplo. Em 2022, também era possível renegociar dívidas do programa pelo app.

A ferramenta está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS e pode ser baixado na loja de aplicativos do celular.

Para ter acesso ao aplicativo, o usuário precisa ter cadastro junto a Caixa. Para logar, o primeiro passo é informar o número do CPF.

Como pagar o Fies

Os estudantes que possuem contratos do Fies firmados até 2017 podem começar a quitar o financiamento no prazo de até 18 meses. Já os que têm contratos feitos a partir de 2018, terão as mensalidades descontadas diretamente do salário quando tiverem emprego.

Os pagamentos são feitos diretamente às instituições financeiras que fizeram o financiamento, a exemplo de Caixa e Banco do Brasil.

2ª Via de Boleto do Fies

A segunda via do boleto para pagamento do Fies pode ser emita das seguintes formas:

  • 1ª opção de pagamento – Pelo site https://sifesweb.caixa.gov.br. Nele, deve ser feito o cadastro. O boleto fica disponível no seguinte caminho: Contrato Fies > Contrato > Boleto(s) em aberto;
  • 2ª opção de pagamento: Aplicativo FIES;

Por meio do Alô Caixa, no número 4004 0 104 para capitais e regiões metropolitanas ou 0800 104 0 104 para as demais regiões. Primeiro deve ser escolhida a opção 3 e, em seguida, a 4.

Resumo

Nesta reportagem você leu sobre o que é Fies, como se inscrever ou como renegociar dívidas no programa. O Fies oferece oportunidades de acesso à graduação em instituições particulares.

Este guia explicou como funciona o programa, quem pode participar, os critérios de elegibilidade e os prazos para inscrição, além de informações sobre o Prouni e o Sisu, outros programas de acesso ao ensino superior que utilizam a nota do Enem.

Quer saber mais sobre sobre o que é Fies e ficar por dentro de todas as notícias sobre Educação? Acesse a Página Lá Vem o Enem do Jornal da Paraíba, que possui conteúdo especialmente produzido com esses assuntos.

Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Homem é morto a tiros na frente do filho de um ano na região metropolitana da Capital

Homem é morto a tiros na frente do filho de um ano na região metropolitana da Capital

Um homem foi assassinado  a tiros na frente do filho de apenas um ano

Próximo
“Vamos caminhar todos juntos”, diz Hugo Motta sobre projeto para 2024

“Vamos caminhar todos juntos”, diz Hugo Motta sobre projeto para 2024

Foto: Leonardo Silva/Paraibaonline O deputado federal e presidente do

Você também pode se interessar
Fonte-+=