Edival Pontes, conhecido por Netinho Marques, campeão por equipes nos Jogos Pan-Americanos de 2023, está suspenso do taekwondo por doping. O paraibano de 26 anos ficará de fora das competições até fevereiro de 2024, de acordo com o Comitê Olímpico do Brasil (COB). Ainda assim, o lutador tem chances de disputar as Olimpíadas de Paris.
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) informa que o atleta Edival Pontes, o Netinho, recebeu a notificação de resultado analítico adverso de um exame feito em competição antes dos Jogos Pan-americanos há algumas semanas”, informou o COB, em nota.
Netinho Marques é suspenso do taekwondo por doping até fevereiro de 2024
Já a Federação Internacional de Taekwondo (World Taekwondo) não divulgou qual foi a substância proibida encontrada no exame do paraibano. Contuido, acrescentou um alerta de suspensão ao atleta no ranking olímpico. Tanto Netinho quanto a Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTkd) ainda esperam por mais informações sobre o caso para se pronunciarem.
O Brasil manteve o ouro como equipe em Santiago, mas Netinho teve a sua cassada. A suspensão ao atleta é válida até o final de fevereiro. Com isso, ele poderá seguir em busca da classificação para os Jogos Olímpicos Paris 2024″, informou o COB, em nota.
Vice-campeão mundial na categoria até 74kg, Netinho tenta ir pela segunda vez aos Jogos na categoria até 68kh. O paraibano foi o oitavo colocado no ranling olímpico nesta categoria, onde apenas os inco melhores se classificaram sem precisar passar pelo pré-olímpico.
Para ir à França, por outro lado, ele precisaria que outro brasileiro conquistasse uma vaga para o país nessa respectiva categoria durante o Pré-Olímpico das Américas, entre 30 e 31 de janeiro, quando ainda estará suspenso.
Clique aqui para ler a notícia em seu site original
Fonte: Jornal da Paraíba